Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52955
Compartilhe esta página
Título: | Ecologia e cotidiano no contexto de educação do campo: análise de currículo e proposta de sequência didática |
Autor(es): | POMPEIA, Bruna Iasmim dos Santos |
Palavras-chave: | Educação do campo; Ecologia; Ensino de ciências; Sequência didática |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Citação: | POMPEIA, Bruna Iasmim dos Santos. Ecologia e cotidiano no contexto de educação do campo: análise de currículo e proposta de sequência didática. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A educação do campo compreende as vivências da população camponesa e sua história de lutas e resistência por uma educação emancipatória. Dentro desse contexto, se faz necessário incorporar o cotidiano dessa população no âmbito escolar, para tornar o processo de aprendizagem significativo. Inclusive quando, nos referimos ao ensino das ciências naturais e em especial a ecologia. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do currículo de Pernambuco e do currículo proposto para a educação do campo e propor uma sequência didática interativa (SDI) para maximizar o cotidiano dos alunos do campo no processo de ensino-aprendizagem de ecologia no ensino fundamental II. Para análise do currículo de Pernambuco, realizamos a identificação dos conteúdos de ecologia apresentados nos níveis de ensino do fundamental II. Com relação ao currículo do campo, foi realizado uma revisão da literatura nas plataformas: Periódicos Capes, Biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD) e nos periódicos da Revista Brasileira de Educação do campo (RBEC), utilizando os descritores “Educação do campo e currículo” e “Currículo, ensino fundamental e educação do campo”, com período de publicação de 2010 a 2022. Por fim, realizamos a construção da sequência didática que foi composta pelos conteúdos de biodiversidade, interações ecológicas, serviços ecossistêmicos e atividades humanas, sendo realizado em oito encontros de aulas geminadas, totalizando 16 aulas. Na sequência didática proposta foi incluída atividades práticas de visitas ao redor da escola do campo, análise de interações ecológicas em suas comunidades durante seu cotidiano, aulas expositivo-dialogadas e desenvolvimento de projeto final. Nossa sequência didática foi pensada e desenvolvida como forma de introduzir o cotidiano dos alunos nas aulas de ciências e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, sem desvincular os alunos de sua realidade. Sendo assim, nossa sequência didática poderá auxiliar os educadores de ciências de escolas do campo a desenvolverem em seus alunos um elo com suas comunidades e um vínculo com suas lutas sociais, políticas e ambientais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52955 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNAPOMPEIA_TCC.pdf | 431,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons