Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52957

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAGALHÃES, Carolina Peixoto-
dc.contributor.authorSANTOS, Geisi Kelly de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-16T16:53:02Z-
dc.date.available2023-10-16T16:53:02Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.date.submitted2023-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Geisi Kelly de Oliveira. Comparação quantitativa entre métodos utilizados no ensino da anatomia humana para alunos do ensino médio. 2023. 28 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52957-
dc.description.abstractO estudo da Anatomia Humana proporciona destaque significativo para à prática pedagógica. Nas escolas brasileiras prioriza-se práticas baseadas na memorização e carecem de técnicas atrativas, abordagens lúdicas que podem promover um progresso para adversidades como o desinteresse dos estudantes. Os modelos didáticos são estratégias que permitem uma abordagem eficiente para o ensino das mais diversas áreas da biologia, dentre essas, estruturas morfológicas do coração humano. O presente trabalho possui como objetivo geral: comparar modelos didáticos que participam dos métodos de ensino e aprendizagem da Anatomia Humana para alunos do Ensino Médio, visando a eficiência entre as estruturas morfológicas do coração humano. Sendo uma pesquisa de cunho quantitativo. A partir dos achados nos discursos dos colaboradores realiza-se a análise de três diferentes modelos didáticos, acerca da morfologia externado coração, sendo eles: Teórico, Dissecação e Pirâmide Holográfica. Assim, após a análise dos dados através do teste do qui-quadrado, foi possível observar diferenças significativas entre os distintos modelos didáticos, sendo o modelo didático dissecação o mais eficiente. Desse modo, considera-se que, faz-se necessário a remodulação das práticas educacionais nas instituições de ensino, tencionando a redistribuição das perspectivas da nova conjuntura, propor a inserção de novos recursos metodológicos para o ensino do corpo humano na educação básica.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectCoraçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectModelos anatômicospt_BR
dc.titleComparação quantitativa entre métodos utilizados no ensino da anatomia humana para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLOPES, Allyson Rodrigo de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6430071826465921pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5543171820628431pt_BR
dc.description.abstractxThe study of Human Anatomy provides significant emphasis on pedagogical practice. In Brazilian schools, practices based on memorization are prioritized and lack attractive techniques, playful approaches that can promote progress in the face of adversities such as students' lack of interest. Didactic models are strategies that allow an efficient approach to teaching the most diverse areas of biology, including morphological structures of the human heart. The general objective of this work is to compare didactic models that participate in the teaching and learning methods of Human Anatomy for high school students, aiming at efficiency between the morphological structures of the human heart. Being a quantitative research. Based on the findings in the collaborators' speeches, three different didactic models were analyzed regarding the external morphology of the heart, namely: Theoretical, Dissection and Holographic Pyramid. Therefore, after analyzing the data using the chi-square test, it was possible to observe significant differences between the different didactic models, with the dissection didactic model being the most efficient. Therefore, it is considered that it is necessary to reshape educational practices in educational institutions, intending to redistribute the perspectives of the new situation, proposing the insertion of new methodological resources for teaching the human body in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4974230380847009pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geisi Kelly de Oliveira Santos.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons