Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52959
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGRA, Walber de Moura | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Pedro Gordilho Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T17:18:15Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T17:18:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-07 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Pedro Gordilho Moreira. Análise constitucional da PEC 88/2019: um debate sobre o controle fraco de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro com base no direito comparado. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52959 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo geral analisar a constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição nº 88, de 2019. Como objetivos específicos contextualiza-se o controle de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro; averíguam-se as justificativas para a alteração proposta pela PEC 88/2019; reflete-se sobre a PEC 88/2019 e o possível controle “fraco” de constitucionalidade no país. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como dedutiva, descritiva e bibliográfica. Constata-se que o Brasil possui um sistema de controle de constitucionalidade “forte”. Portanto, a PEC 88/2019 é inconstitucional, na medida em que pretende alterar o modelo adotado no Brasil, para um sistema “fraco”, similar ao que vigora no Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Contudo, este modelo não se coaduna com o ordenamento jurídico brasileiro, pois atribui poderes exacerbados ao Legislativo, possibilitando uma espécie de controle político das decisões do Poder Judiciário, em clara afronta ao princípio da Separação dos Poderes. Assim, o sistema de freios e contrapesos não autoriza um controle externo da atividade do Judiciário nas ações de controle de constitucionalidade, motivo pelo qual espera-se seja a PEC 88/2019 arquivada pelo Congresso Nacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Controle de Constitucionalidade | pt_BR |
dc.subject | PEC 88/2019 | pt_BR |
dc.subject | Enfraquecimento | pt_BR |
dc.title | Análise constitucional da PEC 88/2019: um debate sobre o controle fraco de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro com base no direito comparado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9550497600877515 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1023931011986978 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study has the general objective of analyzing the constitutionality of the Proposed Amendment to the Constitution nº 88, of 2019. As specific objectives, the constitutionality control is contextualized in the Brazilian legal system; the justifications for the amendment proposed by PEC 88/2019 are investigated; reflects on PEC 88/2019 and the weakening of constitutionality control in the country. Methodologically, the research is classified as deductive, descriptive and bibliographical. It appears that Brazil has a “strong” constitutionality control system. Therefore, PEC 88/2019 is unconstitutional, as it intends to change the model adopted in Brazil, to a “weak” system, similar to that in force in Canada, New Zealand and the United Kingdom. However, this model is not in line with the Brazilian legal system, as it attributes exacerbated powers to the Legislative, allowing a kind of political control of the decisions of the Judiciary, in clear affront to the principle of Separation of Powers. Therefore, the system of checks and balances does not authorize an external control of the activity of the Judiciary in constitutionality control actions, which is why PEC 88/2019 is expected to be archived by the National Congress. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPE) - Departamento de Direito Público Especializado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Gordilho Moreira Monteiro.pdf | 263,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons