Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52966

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREIS, Simone de Campos-
dc.contributor.authorSILVA, Elislane Santana da-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:48:26Z-
dc.date.available2023-10-16T18:48:26Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Elislane Santana da. The efficacy of building and enhancing rapport to better manage the EFL classroom. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52966-
dc.description.abstractManaging the English as a Foreign Language (EFL) classroom involves more than just controlling what students do. It includes many other decisions the teachers make to achieve teaching and learning goals. Besides, building rapport can be one of the main aspects teachers are concerned about, once it is considered central to a good classroom atmosphere. Through a qualitative bibliographic study, this article presents a reflection on how positive teacher-student relationships can help the teacher better manage the language classroom, and also verifies what is involved in this process. With this aim in mind, it relates what has been said about human development in psychological theories including social constructivism and the Wallon theory. Also, it discusses the concepts of “zone of proximal development” and “affective filter”, to demonstrate the impacts of building rapport. Moreover, it reflects on the challenges of teaching English in Brazilian public schools, and it further contemplates two possible ways to form good connections between teachers and learners: lowering students´ affective filter and leveraging similarities. Lastly, the available literature regarding the relationship between rapport and English language teaching indicates to some degree that constructing rapport can help the work of managing the EFL classroom.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRapportpt_BR
dc.subjectClassroom managementpt_BR
dc.subjectEFLpt_BR
dc.subjectGestão da sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de Inglês como língua estrangeirapt_BR
dc.titleThe efficacy of building and enhancing rapport to better manage the EFL classroompt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1514617663523668pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6974212128306867pt_BR
dc.description.abstractxAdministrar a sala de aula no ensino de Inglês como língua estrangeira envolve mais que controlar o que os alunos fazem. Inclui muitas outras decisões que os professores tomam para alcançar os objetivos de ensino e aprendizagem. Ademais, uma vez que construir rapport pode ser um dos principais aspectos que os professores se preocupam, visto que é um elemento central para tornar a sala de aula em um bom ambiente de aprendizagem. Por meio de um estudo bibliográfico e o método qualitativo de análise, este artigo apresenta uma reflexão sobre como boas relações entre professores e alunos podem ajudar o professor a gerir melhor a sala de aula no ensino de línguas, e também verifica o que está envolvido nesse processo. Considerando esse propósito, o artigo traz o que foi dito sobre o desenvolvimento humano por meio das teorias psicológicas como socioconstrutivismo e a teoria de Wallon. Também discute sobre o conceito de "zona de desenvolvimento proximal" e "filtro afetivo", para demonstrar os impactos de construir rapport. Além disso, reflete sobre os desafios do ensino de Inglês nas escolas públicas do Brasil e ainda contempla dois possíveis modos de criar boas relações entre professores e aprendizes: diminuir o filtro afetivo dos estudantes e alavancar as similaridades. Por fim, a literatura disponível sobre a relação entre rapport e o ensino da língua Inglesa indica até certo ponto que construir boas relações pode auxiliar no trabalho de administrar a sala no ensino de Inglês como língua estrangeira.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elislane Santana da Silva.pdf267,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons