Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53008
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Eduardo José da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T13:54:18Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T13:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo José da. A imagem da pessoa com deficiência em livros didáticos de biologia: perspectivas históricas, sociais, políticas e educacionais. 2023. 31 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53008 | - |
dc.description.abstract | Analisar a imagem da Pessoa Com Deficiência em Livros Didáticos de Biologia do ensino médio e das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e suas contribuições para o contexto histórico, social, político e educacional. A Pcd em muito momentos pode ser retratada apenas em contextos que estejam relacionados a sua deficiência, não perpassando para além disso. Sendo a fotografia um signo de alta iconicidade pode oportunizar uma realidade sem alterações e com maior percepção sobre os contextos em que a Pcd está presente. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, mediante análise imagética fotográfica em Livros Didáticos de Biologia do ensino médio e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Pcd. Os Livros Didáticos não possuem imagens que representem a Pcd para além de sua deficiência, fazendo com que muitos estudantes não se identifiquem, se sintam diferenciados e distante da informação abordada. Sendo assim, é preciso repensar, discutir e representar imagens de Pcd em contextos diversos, sem olhar a particularidade do sujeito, mas sim a pessoa em sua completude, buscando uma visão menos capacitista e mais anticapacitista. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Anticapacitista | pt_BR |
dc.subject | Capacitista | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Manuais de ensino | pt_BR |
dc.title | A imagem da pessoa com deficiência em livros didáticos de biologia: perspectivas históricas, sociais, políticas e educacionais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0719301926848594 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Analyze the image of People with Disabilities in high school Biology and Natural Sciences Textbooks and their Technologies and their contributions to the historical, social, political and educational context. Pcd can often only be portrayed in contexts that are related to their disability, not going beyond that. Since photography is a sign of high iconicity, it can provide an opportunity for a reality without changes and with greater insight into the contexts in which Pcd is present. The study uses a qualitative approach of an exploratory nature, through photographic image analysis in Biology Textbooks from high school and Natural Sciences and their Pcd Technologies. Textbooks do not have images that represent Pcd beyond their disability, causing many students to not identify themselves, feel differentiated and distant from the information covered. Therefore, it is necessary to rethink, discuss and represent images of Pcd in different contexts, without looking at the particularity of the subject, but rather at the person in their entirety, seeking a less exclusionary and more inclusive vision. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eduardo José da Silva.pdf | 635,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons