Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53018

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA JUNIOR, Nivaldo Bernardo de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Josefa Verônica de Moura-
dc.date.accessioned2023-10-17T16:54:26Z-
dc.date.available2023-10-17T16:54:26Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationVIEIRA, Josefa Verônica de Moura. Modelos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA: criação de recursos didáticos para o enisino médio. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53018-
dc.description.abstractO ensino de conteúdos sobre genética molecular no ensino médio, apresenta alguns desafios por serem difíceis dos estudantes assimilarem à sua realidade. Em vista disso, é necessário que o professor utilize metodologias inovadoras na sala de aula como o uso de modelos didáticos que representam estruturas microscópicas de maneira macroscópica. Nesse sentido, o presente estudo objetivou criar dois modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA para o ensino médio. Os materiais utilizados foram selecionados de forma a serem acessíveis e resistentes ao uso, pensando no custo-benefício. Além disso, foi elaborado um manual com as instruções de criação desses modelos para os docentes de biologia do ensino médio. Sendo assim, esses modelos tridimensionais possuem especificidades importantes que ainda não foram encontradas em outros trabalhos como a alta durabilidade e por dispor de algumas partes montáveis/desmontáveis, o que pode tornar o processo de aprendizagem mais interativo para os discentes, bem como facilitar a mediação do ensino pelo docente. Desse modo, a utilização de metodologias diversas associadas ao uso de modelos didáticos tridimensionais, podem ser manuseados pelos alunos em sala de aula, além de promover uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectácidos nucleicospt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectensino de biologiapt_BR
dc.subjectmodelo didáticopt_BR
dc.titleModelos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA: criação de recursos didáticos para o enisino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3730822534354153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573367121114392pt_BR
dc.description.abstractxTeaching content about molecular genetics in high school presents some challenges as it is difficult for students to assimilate to their reality. In view of this, it is necessary for the teacher to use innovative methodologies in the classroom, such as the use of teaching models that represent microscopic structures in a macroscopic way. In this sense, the present study aimed to create two three-dimensional didactic models of DNA and mRNA molecules for high school. The materials used were selected to be accessible and resistant to use, with cost-benefit in mind. In addition, a manual was prepared with instructions for creating these models for high school biology teachers. Therefore, these three-dimensional models have important specificities that have not yet been found in other works, such as high durability and having some mountable/dismountable parts, which can make the learning process more interactive for students, as well as facilitating mediation. of teaching by the teacher. In this way, the use of different methodologies associated with the use of three-dimensional didactic models can be handled by students in the classroom, in addition to promoting greater effectiveness in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josefa Verônica de Moura Vieira.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons