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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53035

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Marcio Miceli Maciel de-
dc.contributor.authorSILVA, Manoel Jonas Batista-
dc.date.accessioned2023-10-18T12:40:52Z-
dc.date.available2023-10-18T12:40:52Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.date.submitted2023-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Manoel Jonas Batista. Inserções tecnológicas e desenvolvimento educacional no Estado de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53035-
dc.description.abstractA pesquisa visa analisar os impactos no ensino médio público do Estado de Pernambuco proporcionados pela inserção de novas tecnologias ocorridas no período que compreende os anos de 2019 a 2020. No tocante a metodologia a pesquisa reúne uma abordagem qualitativa mediante realização de revisão bibliográfica, onde foram consultados: livros, artigos científicos presentes em periódicos e anais de congresso, entre outros. Os dados utilizados no trabalho foram obtidos em instituições tais como: INEP, IBGE, bem como foram acessados dados no Portal da Transparência de Pernambuco. No período analisado, verificou-se que os investimentos em tecnologia por parte do governo do Estado de Pernambuco não configuraram melhorias significativas no IDEB do ensino médio público. Conclui-se, portanto, que ficou bastante claro a lacuna tecnológica existente nas escolas públicas do estado de Pernambuco, em que parte desta realidade sofreu grande influência da pandemia do Covid-19, a qual exigiu do Estado uma reorientação do investimento em diversas áreas para o setor de saúde. A falta de equipamentos tecnológicos como tablets, por exemplo, evidencia uma insuficiência dos materiais frente a quantidade de estudantes demandantes.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectFormação de capital humanopt_BR
dc.titleInserções tecnológicas e desenvolvimento educacional no Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0219016532776494pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2189307346017892pt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to analyze the impacts on public secondary education in the State of Pernambuco provided by the insertion of new technologies that occurred in the period that comprises the years 2019 to 2020. Regarding the methodology, the research brings together a qualitative approach through a bibliographical review, where consulted: books, scientific articles in journals and conference proceedings, among others. The data used in the work were obtained from institutions such as: INEP, IBGE, as well as data accessed on the Portal da Transparência de Pernambuco. In the analyzed period, it was verified that investments in technology by the government of the State of Pernambuco did not configure significant improvements in the IDEB of public secondary education. It is concluded, therefore, that the existing technological gap in public schools in the state of Pernambuco was quite clear, in which part of this reality was greatly influenced by the Covid-19 pandemic, which required the State to reorient investment in several areas to the health sector. The lack of technological equipment such as tablets, for example, shows an insufficiency of materials compared to the number of demanding students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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