Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53040
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | DUTRA, Pollyana Lidia Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T13:31:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T13:31:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Pollyana Lídia Soares. Prática de modalidades coletivas e funções executivas ao longo da vida: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53040 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As Funções Executivas (FEs) se referem as habilidades cognitivas envolvidas nas resoluções de comportamentos complexos ou não. As FEs estão presentes nas modalidades coletiva, visto que são modalidades de imprevisibilidade com mudanças de ações constantes, e que podem ser praticadas por todas as faixas etárias. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo sintetizar a produção científica que aborda a relação entre a prática de esportes coletivos e as funções executivas ao longo da vida. Método: as bases de dados acessadas foram Scopus, PubMed e Scielo, a plataforma Portal Periódicos CAPES foi utilizada para acessos restrito comoo caso da Scopus. Resultados: Foram encontradas 379 artigos, após os critérios para as escolhas dos artigos apenas 6 foram selecionados. Conclusão: Em geral, os estudos mostraram que a prática de esportes coletivos ajudam no desenvolvimento das FEs ao longo da vida e que a idade pode ser um fator relevante referente a esses resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject | esportes coletivos | pt_BR |
dc.subject | idosos, Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | adultos | pt_BR |
dc.title | Prática de modalidades coletivas e funções executivas ao longo da vida : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4306313478932414 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Executive Functions (EF´s) refer to the cognitive skills involved in solving complex behaviors or not. EF´s are present in collective modalities, as they are unpredictable modalities with constant changes in actions, and can be practiced by all age groups. Objective: The present study aims to synthesize the scientific production that addresses the relationship between the practice of team sports and executive functions throughout life. Method: The databases accessed were Scopus, PubMed and Scielo, the Portal Periodics CAPES platform was used for restricted access, such as Scopus. Results: 379 articles were found, after the criteria for choosing articles, only 6 were selected. Conclusion: In general, studies have shown that the practice of team sports helps in the development of EFs throughout life and that age can be a relevant factor regarding these results. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 POLLYANA_DUTRA v.Final 10102023 (1) (2).pdf | 943,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons