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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53116
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LEAL, Sérgio Rodrigues | - |
dc.contributor.author | PORTELA, Ellen Thalita Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T19:30:14Z | - |
dc.date.available | 2023-10-20T19:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Ellen Thalita Silva. Oligopólio aéreo brasileiro: consequências ao consumidor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53116 | - |
dc.description.abstract | O transporte aéreo no Brasil desempenha um papel fundamental no crescimento do país, facilitando a integração nacional e o turismo, mas no início, era acessível apenas à elite devido às tarifas elevadas. O governo controlava rigidamente o setor, regulando tarifas e regras de serviço. A desregulamentação gradual na década de 90 trouxe novas empresas e encerrou o oligopólio das companhias aéreas Varig, Vasp e Transbrasil. Com a entrada de concorrentes como TAM e Gol nos anos 2000, as tarifas começaram a cair, tornando as viagens aéreas mais acessíveis para diferentes classes sociais. Inovações organizacionais, tecnológicas e de marketing democratizaram o setor, permitindo que mais pessoas tivessem acesso à aviação comercial. No entanto, nas últimas décadas, a concentração de mercado retornou devido à falência da Avianca e à predominância da Azul, Gol e LATAM. O oligopólio dessas grandes companhias restringiu as opções dos consumidores e limitou a concorrência, resultando em impactos aos consumidores. Esta sempre foi um elemento importante no setor aéreo, apesar de períodos de domínio por parte de algumas empresas. Em 2023, a Azul, Gol e LATAM competem pelo mercado, mas a falta de novos concorrentes permite que essas grandes empresas controlem o setor. Isso cria um oligopólio, uma estrutura de mercado caracterizada pela presença de poucos concorrentes e barreiras à entrada de novas empresas. Esta estrutura de mercado pode estar influenciando ou impactando o consumidor final negativamente, dada a sua condição de limitação de empresas dentro do mercado aéreo. Neste estudo, utilizou-se como método a abordagem qualitativa e descritiva, empregando a técnica de pesquisa documental. O objetivo foi analisar quais são as implicações condicionadas pela estrutura do mercado aéreo brasileiro que afetam o consumidor de passagens aéreas. Após a coleta de dados, foi possível identificar alguns dos impactos trazidos pela falta de concorrência no setor aéreo, como a alta da tarifa real doméstica. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Transporte Aéreo | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.subject | Oligopólio | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Oligopólio aéreo brasileiro: consequências ao consumidor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9559630444113123 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Air transport in Brazil plays a fundamental role in the country's growth, facilitating national integration and tourism, but in the beginning, it was only accessible to the elite due to high fares. The government tightly controlled the sector, regulating tariffs and service rules. Gradual deregulation in the 1990s brought new companies and ended the oligopoly of the airlines Varig, Vasp and Transbrasil. With the entry of competitors such as TAM and Gol in the 2000s, fares began to fall, making air travel more accessible to different social classes. Organizational, technological and marketing innovations democratized the sector, allowing more people to have access to commercial aviation. However, in recent decades, market concentration has returned due to the bankruptcy of Avianca and the predominance of Azul, Gol and LATAM. The oligopoly of these large companies restricted consumer options and limited competition, resulting in impacts on consumers. This has always been an important element in the airline sector, despite periods of dominance by some companies. In 2023, Azul, Gol and LATAM compete for the market, but the lack of new competitors allows these large companies to control the sector. This creates an oligopoly, a market structure characterized by the presence of few competitors and barriers to entry for new companies. This market structure may be influencing or negatively impacting the end consumer, given the limited number of companies within the airline market. In this study, a qualitative and descriptive approach was used as a method, employing the documentary research technique. The objective was to analyze the implications conditioned by the structure of the Brazilian air market that affect the consumer of air tickets. After collecting data, it was possible to identify some of the impacts brought about by the lack of competition in the airline sector, such as the increase in real domestic fares. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Turismo | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Turismo |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC ELLEN THALITA SILVA PORTELA.pdf | 649,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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