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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53124
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | TORRES, Juliana von Schmalz | - |
dc.contributor.author | TORRES, Elyaquim Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T23:54:38Z | - |
dc.date.available | 2023-10-20T23:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Elyaquim Domingos. Quantificação de risco em dutos offshore corroídos usando método semiempírico e modelo de elementos finitos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53124 | - |
dc.description.abstract | O setor de petróleo e gás é um componente crítico da indústria global devido à sua contribuição para o mercado cambial e para a manutenção das principais matrizes energéticas. O transporte desses fluidos por meio de oleodutos continua a ser a escolha economicamente viável e segura, embora enfrente desafios devido à deterioração gradual ocasionada por corrosão, que pode resultar em impactos irreparáveis no caso de rompimento. Nesse contexto, a prioridade recai sobre o gerenciamento da integridade, visando garantir operações seguras e minimização de perdas. Não obstante, devido às diferentes fontes de incertezas do sistema, o acompanhamento da vida útil do oleoduto em campo é um processo caro e difícil de ser executado. Logo, é apreciável avaliar os defeitos provindos da corrosão no âmbito da confiabilidade. O objetivo deste trabalho é realizar a análise quantitativa e qualitativa de risco de oleodutos offshore corroídos. Para isto, serão usados conceitos estatísticos e métodos de confiabilidade estrutural, utilizando o FORM (método de confiabilidade de primeira ordem) e as simulações de Monte Carlo. A função de falha para cálculo da probabilidade de falha será definida pela diferença entre variável de resistência e a variável de solicitação. A pressão de falha será quantificada por meio de simulações computacionais baseadas no método dos elementos finitos - MEF, como também por meio do método semiempírico para fins de comparação, seguindo as recomendações propostas pelo manual prático DNV-RP-F101 (2015). A modelagem numérica do oleoduto será feita usando elementos axissimétricos. No que concerne à realização do levantamento quantitativo e qualitativo do risco associado à falha da estrutura, serão empregadas as recomendações práticas do manual DNV-RP-G101(2017), visando obter informações úteis para o gerenciamento da integridade de oleodutos e garantir um acompanhamento prévio, seguro e eficiente do sistema. O estudo concluiu que as pressões de falha obtidas pelo MEF foram maiores que as calculadas utilizando o manual da DNV, como era esperado. Isso refletiu nos índices de confiabilidade obtidos e resultou numa estimativa de tempo de vida útil maior para o oleoduto analisado via MEF. Os riscos econômicos e ambientais calculados com os resultados provindos do MEF foram consideravelmente menores que os obtidos pelo manual da DNV. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Risco | pt_BR |
dc.subject | Dutos | pt_BR |
dc.subject | Confiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Corrosão | pt_BR |
dc.subject | MEF | pt_BR |
dc.title | Quantificação de risco em dutos offshore corroídos usando método semiempírico e modelo de elementos finitos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6103826324755727 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599526576382517 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The oil and gas sector is a critical component of the global industry, contributing significantly to foreign exchange markets and the maintenance of primary energy sources. The transportation of these fluids through pipelines remains the economically viable and secure choice, although encountering challenges due to gradual deterioration caused by corrosion, which can lead to irreparable impacts in the event of a rupture. In this context, the focus is on integrity management, aiming to ensure safe operations and minimize losses. Nevertheless, due to the various sources of system uncertainties, field assessment of pipeline lifespan is an expensive and challenging process. Therefore, it is valuable to evaluate corrosion-related defects within the realm of reliability. The objective of this study is to perform a quantitative and qualitative risk analysis of corroded offshore pipelines. To achieve this, statistical concepts, and structural reliability methods, using the First Order Reliability Method (FORM) and Monte Carlo simulations, will be employed. The failure function for calculating the probability of failure will be defined as the difference between the resistance variable and the demand variable. Failure pressure will be quantified through computational simulations based on the Finite Element Method (FEM) and a semi-empirical method for comparison, following the recommendations proposed by the practical manual DNV-RP-F101 (2015). The numerical modeling of the pipeline will be carried out using axisymmetric elements. Regarding the quantitative and qualitative assessment of the risk associated with structural failure, practical recommendations from the DNV-RP-G101 manual (2017) will be applied to obtain useful information for pipeline integrity management and ensure a proactive, safe, and efficient system monitoring. The study concluded that the failure pressures obtained through FEM were higher than those calculated using the DNV manual, as expected. This was reflected in the reliability indices obtained and resulted in a longer estimated lifespan for the analyzed pipeline using FEM. The economic and environmental risks calculated using the results from FEM were considerably lower than those obtained from the DNV manual. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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