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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53200

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorASSIS, João Paulo Spínola de-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:06:51Z-
dc.date.available2023-10-25T15:06:51Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-09-30-
dc.identifier.citationASSIS, João Paulo Spínola de. Melhoria do processo de soldagem de porcas na indústria automobilística. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica), Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53200-
dc.description.abstractNo contexto da produção de automóveis, uma variedade de componentes e subconjuntos é unida por meio de diversos métodos de soldagem, entre eles a solda por projeção, que tem ganhado destaque devido à sua eficiência em termos de correntes e forças reduzidas, bem como tempos de soldagem mais curtos. No entanto, esse método também apresenta o desafio da emissão de respingos de solda, os quais podem prejudicar a montagem dos componentes. Nesse cenário, este estudo se propôs a aplicar ferramentas da qualidade para analisar as causas raízes dos respingos de solda e implementar melhorias no processo, visando eliminar porcas obstruídas devido a respingos de solda. As intervenções realizadas resultaram em uma significativa redução de casos de obstrução das porcas, confirmada por meio de um indicador interno. Os resultados alcançados demonstram claramente a eficácia das intervenções ao abordar as causas fundamentais do problema, resultando em menos retrabalho e um aumento substancial na lucratividade da empresa. Esse estudo reflete o compromisso contínuo com a melhoria dos processos de soldagem na fabricação de automóveis, proporcionando eficiência e qualidade aprimoradas.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subjectSolda por projeçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectDiagrama de Ishikawapt_BR
dc.subjectProcesso de soldagempt_BR
dc.titleMelhoria do processo de soldagem de porcas na indústria automobilísticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.description.abstractxIn the context of automobile production, a variety of components and subassemblies are joined through various welding methods, including projection welding, which has gained prominence due to its efficiency in terms of reduced currents and forces, as well as shorter welding times. However, this method also presents the challenge of weld spatter emission, which can impair component assembly. In this scenario, this study aimed to apply quality tools to analyze the root causes of weld spatter and implement process improvements to eliminate obstructed nuts due to weld spatter. The interventions performed resulted in a significant reduction in cases of nut obstruction, confirmed through an internal indicator. The results achieved clearly demonstrate the effectiveness of the interventions in addressing the fundamental causes of the problem, resulting in less rework and a substantial increase in the company's profitability. This study reflects the ongoing commitment to improving welding processes in automobile manufacturing, providing enhanced efficiency and quality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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