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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53223

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Amilcar Almeida-
dc.contributor.authorGUEDES, Laís Karoline Gueiros-
dc.date.accessioned2023-10-26T02:47:38Z-
dc.date.available2023-10-26T02:47:38Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-25-
dc.identifier.citationGUEDES, Laís Karoline Gueiros. Música e memória afetiva: a nostalgia nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53223-
dc.description.abstractA nostalgia sempre esteve presente na relação do indivíduo moderno com o seu tempo. Porém, nas últimas décadas, considera-se que houve um crescimento das produções midiáticas que têm o passado como temática principal ou suplementar, conceito chamado de boom nostálgico (Niemeyer, 2014). Esta pesquisa busca investigar este fenômeno nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo no período entre 2018 e 2022, levando em consideração o desenvolvimento das trilhas sonoras de novelas na emissora e no mercado. A relação da música com as telenovelas tem raízes no melodrama e, em conseguinte, no cinema e nas radionovelas. A partir do final dos anos 1960, a trilha sonora passou a ser comercializada como disco, atingindo cifras relevantes no mercado fonográfico e ajudando a lançar artistas e hits nas rádios brasileiras. Na TV Globo, a Som Livre passou a ser o selo responsável pela produção das trilhas sonoras, produto que determinou a sua posição de liderança no mercado. Contudo, a partir dos anos 2000, o nicho sofre com o declínio da indústria fonográfica motivado pela ascensão de novas formas de consumo da música, que afetaram a venda de CDs. Assim, a produção da trilha sonora como mídia física diminui e é encerrada em 2021, mesmo ano em que a Som Livre é vendida pelo Grupo Globo para a multinacional Sony Music. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica foi o método escolhido para refletir sobre os conceitos de nostalgia e boom nostálgico, além de estudar a história das trilhas sonoras das telenovelas da TV Globo. Também foi empregada a pesquisa documental para identificar a presença de músicas antigas, em detrimento dos lançamentos, nas trilhas sonoras. Concluiu-se que mais da metade das canções nas trilhas sonoras do período determinado são antigas, o que demonstra a intensidade da cultura da nostalgia na mídia brasileira, bem como as mudanças no consumo da televisão e da música.pt_BR
dc.format.extent87p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTrilha sonora de novelapt_BR
dc.subjectIndústria Fonográficapt_BR
dc.titleMúsica e memória afetiva: a nostalgia nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo (2018-2022).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2214747842298015pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8461401132385202pt_BR
dc.description.abstractxNostalgia has always been present in the relationship of the modern individual with his time. However, in recent decades, it is considered that there has been a growth of media productions where the past is the main or supplementary theme, a concept called nostalgia boom (Niemeyer, 2014, 2021). This research seeks to investigate this phenomenon in the soundtracks of TV Globo’s novelas between 2018 and 2022, taking into account the development of the novela’s soundtracks both on Globo and in the market. The relationship between music and Brazilian telenovelas has roots in melodrama and, therefore, in cinema and radionovelas. From the end of the 1960s, the soundtrack began to be marketed as a record, reaching relevant status in the phonographic market and helping to launch artists and hits on Brazilian radio. At TV Globo, Som Livre became the label responsible for the production of the soundtracks, a product that determined its leading position in the market. However, from the 2000s, the niche suffers from the decline of the recording industry motivated by the rise of new forms of music consumption, which affected the sale of CDs. Thus, the production of the soundtrack as physical media decreases, ending in 2021, the same year that Som Livre is sold by Grupo Globo to the multinational Sony Music. Therefore, the bibliographic research was the method chosen to reflect on the concepts of nostalgia and nostalgia boom, in addition to studying the history of the soundtracks of the Globo’s novelas. Documentary research was also used to identify the presence of old songs, to the detriment of releases, in the soundtracks. It was concluded that more than half of the songs in the soundtracks of the given period are old, which demonstrates the intensity of the culture of nostalgia in the Brazilian media, as well as the changes in the consumption of television and music.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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