Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53259
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Guilherme Medeiros Soares de | - |
dc.contributor.author | FERRAZ, Matheus Cavalcanti de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T15:35:57Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T15:35:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Matheus Cavalcanti de Moura. Comparação entre um automóvel híbrido e um convencional, relacionando aspectos cinemáticos, energéticos e financeiros. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53259 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, foram realizadas avaliações minuciosas nos veículos Corolla Cross nas versões XRX 1.8 híbrida e XRE 2.0 flex a fim de determinar se a versão híbrida é uma opção viável do ponto de vista econômico. Essas avaliações abrangem a análise cinemática, avaliação energética, a fim de medir a eficiência dos motores, e análise financeira. Para isso, foi realizada uma série de testes de desempenho em um circuito pré determinado, tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários, além de serem submetidos a cenários sem engarrafamento, como é possível encontrar durante o final de semana, e horários de tráfego intenso, avaliando o desempenho e eficiência de ambos os veículos em situações variadas. A coleta de dados foi efetuada a partir do aplicativo Speed Tracker, o qual rastreia o percurso e gera dados importantes, como tempo, velocidade, latitude e longitude. Após esta etapa da pesquisa, os resultados foram submetidos a uma análise cinemática pré estabelecida, tendo como finalidade formular gráficos e tabelas para facilitar a compreensão das diferenças entre as versões do veículo. A partir dos resultados obtidos, é possível concluir que a escolha entre os dois tipos de veículos depende fortemente das necessidades e preferências individuais do motorista. Dito isto, é importante destacar que, à medida que a tecnologia automotiva continua a evoluir, é fundamental manter-se atualizado sobre as últimas inovações para tomar uma decisão informada que atenda às suas necessidades de mobilidade e sustentabilidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema híbridos | pt_BR |
dc.subject | Toyota Corolla Cross | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
dc.subject | Comparativo cinemático | pt_BR |
dc.subject | Análise financeira | pt_BR |
dc.title | Comparação entre um automóvel híbrido e um convencional, relacionando aspectos cinemáticos, energéticos e financeiros | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7725016332833774 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study, thorough evaluations were conducted on the Corolla Cross vehicles in the XRX 1.8 hybrid and XRE 2.0 flex versions in order to determine if the hybrid version is a viable option from an economic perspective. These assessments encompassed kinematic analysis, energy assessment to measure engine efficiency, and financial analysis. To achieve this, a series of performance tests were conducted on a predetermined circuit, both in urban and highway environments, and were subjected to scenarios with and without traffic congestion, as can be encountered during the weekend and during peak traffic hours, evaluating the performance and efficiency of both vehicles in varied situations. Data collection was performed using the Speed Tracker app, which tracks the route and generates important data such as time, speed, latitude, and longitude. After this stage of the research, the results were subjected to a pre-established kinematic analysis, aiming to formulate graphs and tables to facilitate understanding of the differences between the vehicle versions. Based on the obtained results, it can be concluded that the choice between the two types of vehicles strongly depends on the individual needs and preferences of the driver. With that said, it is important to highlight that as automotive technology continues to evolve, it is crucial to stay updated on the latest innovations to make an informed decision that meets your mobility and sustainability needs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Matheus_Cavalcanti_de_Moura_Ferraz.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons