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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53268

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Joice Regina-
dc.date.accessioned2023-10-26T17:53:15Z-
dc.date.available2023-10-26T17:53:15Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationBARBOSA, Joice Regina. Educação bilíngue para surdos: um levantamento do estado do conhecimento no contexto do CONEDU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53268-
dc.description.abstractO presente estudo trata sobre a educação bilíngue para surdos, trazendo um levantamento do estado do conhecimento no contexto do Conedu a fim de compreender como os pesquisadores retratam a educação bilíngue para surdos nos artigos dos anais do Conedu em relação aos seus desafios e avanços. Para tanto, foi necessário verificar os desafios apontados nos artigos do Conedu sobre a educação bilíngue, mapear os avanços apontados nos artigos do Conedu sobre a educação bilíngue e apresentar a importância da educação bilíngue explicitada nos referidos artigos do Conedu. O estudo se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível ter um aprofundamento maior sobre essa temática. Diante disso, verificou-se que: 1- Os desafios da educação bilíngue consistem na falta de recursos e infraestrutura adequados para a implementação da educação bilíngue, ausência de formação de professores qualificados e fluentes em Libras e a ausência de domínio do aluno surdo na sua própria língua. 2- Os avanços trazidos nos artigos selecionados, se materializam nas leis e decretos. 3- Os artigos apontam que a educação bilíngue é de grande importância para a comunidade surda e desempenha um papel fundamental, pois, contribui para o desenvolvimento do sujeito surdo, tanto na questão social, cultural como também cognitiva. Diante disso, foi possível concluir que os avanços foram significativos, porém, ainda há um longo caminho a percorrer, pois as leis e decretos, por si só, não asseguram que esses avanços se materializem.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.titleEducação bilíngue para surdos: um levantamento do estado do conhecimento no contexto do CONEDU.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6405006989790461pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.description.abstractxThe present study deals with bilingual education for the deaf, bringing a survey of the state of knowledge in the context of Conedu in order to understand how researchers portray bilingual education for the deaf in articles in the annals of Conedu in relation to its challenges and advances. To do so, it was necessary to identify the challenges highlighted in the Conedu articles on bilingual education, map out the advancements mentioned in the Conedu articles on bilingual education, and present the importance of bilingual education as articulated in these Conedu articles. The study was conducted through a bibliographic research method known as a State of Knowledge, which allowed for a deeper exploration of this subject matter. Consequently, it was found that: 1. The challenges of bilingual education include a lack of adequate resources and infrastructure for implementing bilingual education, a shortage of qualified teachers proficient in sign language (Libras), and the deaf student's lack of mastery of their own language. 2. The advancements discussed in the selected articles are reflected in laws and decrees. 3. The articles indicate that bilingual education is of great importance to the deaf community and plays a fundamental role in contributing to the development of deaf individuals, both socially, culturally, and cognitively. In light of these findings, it can be concluded that significant advancements have been made, but there is still a long road ahead, as laws and decrees alone do not guarantee the realization of these advancements.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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