Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53276

Compartilhe esta página

Título: Avaliação em larga escala: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações científicas.
Autor(es): SILVA, Karolayne Bezerra
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Avaliação de larga escala; Produção científica.
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SILVA, Karolayne. Avaliação em larga escala: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações científicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O Artigo intitulado “AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações cientificas” inscreve -se no campo da avaliação e tem como objetivo compreender os discursos que permeiam as avaliações de larga escala em periódicos extratos A. Centra-se nas publicações que envolvem avaliações de larga escala em periódicos extratos A no período de 2022 à 2023, utilizando como perspectiva teórico metodológica a teoria do discurso de Ernesto Laclau (2007). Utilizamos como aporte teórico, autores como Burity (2014), Magalhães, Gonçalves, Almeida e Mendes (2018), Campos (2020), Zabalza (1987), Brasil (2014) Moreira, Pereira e Ferreira (2021) e Popkewitz (2015). A análise revelou que os discursos em torno da avaliação de larga escala presentes nas produções, destacaram que a avaliação de larga escala por vezes é percebida como medida de controle. As políticas de avaliação são retratadas como ferramentas utilizadas pelo Estado para regular o sistema educacional, onde a escola e os professores muitas vezes são colocados à mercê da avaliação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53276
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KAROLAYNE BEZERRA SILVA.pdf323,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons