Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53277

Compartilhe esta página

Título: Concepções de avaliação da aprendizagem por professores que atuam em escolas multisseriadas.
Autor(es): RIBEIRO, Millena da Silva
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Concepções de avaliação; Escolas multisseriadas
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: RIBEIRO, Millena da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem por professores que atuam em escolas multisseriadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho se inscreve no campo de estudos sobre avaliação da aprendizagem e tem como principal objetivo compreender as concepções e práticas de avalição dos professores que atuam nas escolas multisseriadas. Assim, entendemos as concepções de avaliação da aprendizagem a partir de autores como Luckesi (1999, 2000), Mendéz (2002) e Freitas et al. (2009), e os instrumentos avaliativos como práticas de avaliação partir de Melchior (1994). Em nosso percurso metodológico utilizamos o questionário aberto como instrumento de coleta de dados e obtivemos a participação de quatro professores. Para a análise dos dados, nos pautamos na Análise de Conteúdo conforme Bardin (1997). Os resultados deste estudo revelam uma ampla variedade de concepções de avaliação da aprendizagem, que vão desde a visão da avaliação como um processo contínuo e integrado ao ensino, até a compreensão de que a avaliação abrange múltiplas formas e contextos. Este estudo também identificou desafios significativos enfrentados pelos professores, como a diversidade de conteúdos, idades e níveis de aprendizado dentro da sala de aula, bem como a necessidade de adaptação constante. Os resultados destacam a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos professores que atuam em escolas multisseriadas, que não apenas ensinam, mas também se reinventam como profissionais para proporcionar uma educação eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53277
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Millena da Silva Ribeiro.pdf490,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons