Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53281

Compartilhe esta página

Título: Educação Inclusiva: contribuições das práticas pedagógicas para aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.
Autor(es): SANDNER, Elisabete Maria
Palavras-chave: Educação inclusiva; Práticas pedagógicas; Aprendizagem significativa
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SANDNER, Elisabete Maria. Educação Inclusiva: contribuições das práticas pedagógicas para aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho pretende refletir e discutir sobre os desafios e as práticas pedagógicas das professoras que atuam na educação de crianças com deficiências. A pesquisa é fruto de uma pesquisa de campo, realizada entre os períodos de 2022 a 2023 em uma escola urbana, pública e regular do município de Caruaru-PE. Tem como objetivo identificar os recursos utilizados pelos professores frente aos desafios encontrados na educação inclusiva e compreender a contribuição das práticas pedagógicas dos professores para aprendizagem significativa do aluno com deficiência. Como procedimento metodológico foi feito uma pesquisa de campo com trabalho de aproximação com o campo de pesquisa e observação do objeto de estudo. Os dados considerados para análise foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, trazendo quatro professoras participantes que atuam na educação inclusiva. Os resultados alcançados auxiliaram para o entendimento de como atuam as professoras perante a inclusão da criança com deficiência, inserida no contexto escolar regular. Para as considerações finais destacamos que mesmo com a garantia de matrícula do aluno com deficiência assegurado por lei, os professores encontram desafios no que se diz respeito à inclusão por meio de participação ativa pela falta de conhecimento acerca das especificidades de cada caso. Como estratégia, as professoras dessa pesquisa se utilizam da prática pedagógica ativa com o envolvimento de todos da comunidade escolar, inclusive os próprios alunos em sala, a fim de adaptar recursos necessários para que haja aprendizagem significativa de todos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53281
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elisabete Maria Sandner.pdf206,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons