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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorGUEDES, Vittorya Roberta da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-27T01:18:42Z-
dc.date.available2023-10-27T01:18:42Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationGUEDES, Vittorya. As metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula.2023.Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade compreender como o estudante com o transtorno do espectro autista é inserido na escola regular e quais são as metodologias aplicadas em sala de aula pelos docentes para a construção do saber cognitivo. Por meio dos estudos teóricos e uma breve análise das concepções dos professores, foi possível obter subsídios para os objetivos da pesquisa. Para fundamentá-la, fez-se pertinente uma divisão em três categorias que retratam o transtorno do espectro autista, a inclusão desses estudantes e as práticas pedagógicas utilizadas para promover o desenvolvimento. A metodologia desenvolvida foi embasada em uma abordagem qualitativa utilizando como ferramenta uma entrevista semiestruturada direcionada para os docentes de duas escolas pertencentes ao município de Surubim-PE. Assim, as abordagens metodológicas trazem o processo de inclusão nas instituições de ensino e as estratégias utilizadas a fim de desenvolver a práxis voltada para os estudantes com TEA. Após esse percurso de estudo, concluímos que, mesmo com todos os avanços, ainda deve-se pensar sobre a importância da inclusão e buscar assumir a responsabilidade de atender às necessidades do aluno autista que foi inserido em sala de aula. Com isso, a prática docente voltada para esses educandos deve ser cada vez mais ampliada e as escolas devem buscar meios que possibilitem o desenvolvimento do estudante em todo espaço escolar. Diante dos dados obtidos, fica evidente também a necessidade de o educador tornar pertencente a criança com necessidade educacional, para que assim, a inclusão seja efetivada.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAs metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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