Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | GUEDES, Vittorya Roberta da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T01:18:42Z | - |
dc.date.available | 2023-10-27T01:18:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, Vittorya. As metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula.2023.Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade compreender como o estudante com o transtorno do espectro autista é inserido na escola regular e quais são as metodologias aplicadas em sala de aula pelos docentes para a construção do saber cognitivo. Por meio dos estudos teóricos e uma breve análise das concepções dos professores, foi possível obter subsídios para os objetivos da pesquisa. Para fundamentá-la, fez-se pertinente uma divisão em três categorias que retratam o transtorno do espectro autista, a inclusão desses estudantes e as práticas pedagógicas utilizadas para promover o desenvolvimento. A metodologia desenvolvida foi embasada em uma abordagem qualitativa utilizando como ferramenta uma entrevista semiestruturada direcionada para os docentes de duas escolas pertencentes ao município de Surubim-PE. Assim, as abordagens metodológicas trazem o processo de inclusão nas instituições de ensino e as estratégias utilizadas a fim de desenvolver a práxis voltada para os estudantes com TEA. Após esse percurso de estudo, concluímos que, mesmo com todos os avanços, ainda deve-se pensar sobre a importância da inclusão e buscar assumir a responsabilidade de atender às necessidades do aluno autista que foi inserido em sala de aula. Com isso, a prática docente voltada para esses educandos deve ser cada vez mais ampliada e as escolas devem buscar meios que possibilitem o desenvolvimento do estudante em todo espaço escolar. Diante dos dados obtidos, fica evidente também a necessidade de o educador tornar pertencente a criança com necessidade educacional, para que assim, a inclusão seja efetivada. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | As metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- VITTORYA ROBERTA DA SILVA GUEDES .pdf | 373,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons