Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorDUARTE JUNIOR, Francisco Simplicio-
dc.date.accessioned2023-10-30T15:16:22Z-
dc.date.available2023-10-30T15:16:22Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-27-
dc.identifier.citationJUNIOR, Francisco Simplicio Duarte. Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297-
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar, através de uma pesquisa qualitativa e participativa, o que estudantes dos períodos iniciais do curso de Matemática-Licenciatura, de uma universidade pública do estado de Pernambuco, entendem por probabilidade a partir daquilo que estudaram e aprenderam durante suas trajetórias escolares, quais as suas concepções e seus conhecimentos a respeito do tema, e como eles aplicam tais conhecimentos em situações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário de forma online. Verificou-se que a maioria dos licenciandos que participaram da pesquisa, têm concepções corretas relacionadas ao conhecimento probabilístico, e também compreendem os conceitos básicos de probabilidade, apesar de apresentarem algumas fragilidades na interpretação de algumas questões. No entanto, foi possível notar algumas dificuldades por parte de alguns dos estudantes, em conseguirem utilizar o conhecimento probabilístico que aprenderam na escola, em situações mais práticas do cotidiano.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
dc.subjectProbabilidade no cotidianopt_BR
dc.titleProbabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0485321669962667pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze, through a qualitative and participative research, what students of the initial periods of the Mathematics-Licenciatura course, of a Federal Public University of the State of Pernambuco, understand by Probability from what they studied and learned during their school trajectories , what are their conceptions and knowledge about the subject, and how they apply such knowledge in everyday situations. For this, an online questionnaire was designed and applied. It was found that most of the undergraduates have correct conceptions related to probabilistic knowledge, in addition to also understanding the basic concepts of probability. However, it was possible to notice a difficulty on the part of some of the students in being able to use the probabilistic knowledge they learned at school, in more practical everyday situations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francisco Simplicio Duarte Junior.pdf876,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons