Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53307
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Irailma Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T16:32:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T16:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Irailma Pereira da. O curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste sob uma perspectiva (de)colonial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Administração – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53307 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte do pressuposto que os cursos de administração no Brasil reproduzem a colonialidade. Diante desse pressuposto, a pergunta que direciona este trabalho é: o ensino de administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) reproduz a colonialidade? Desse modo, o objetivo geral foi analisar como o ensino de administração do CAA reproduz a colonialidade. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e finalidade exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 33 docentes e discentes do curso de administração. O campo possibilitou indícios de reprodução da colonialidade ressaltando os seguintes pontos: (i) ausência de perspectiva crítica em disciplinas que não são da área de organizações, (ii) predominância de disciplinas de viés funcionalista que negam conflito, (iii) princípios e teorias nortes americanizados, (iv) não desvinculação da matriz eurocêntrica, (v) atendimento às exigências do MEC e (vi) falta da realidade local no currículo. Por outro lado, a análise dos dados também permitiu observar aquilo que a literatura decolonial chama de pensamento de fronteira, que permite trilhar caminhos decoloniais, como: (i) a interiorização do curso; (ii) a preocupação em dialogar com pessoas e organizações diferentes em sala de aula; (iii) os TCCs, que possibilitam aos/às estudantes olhar para casos da realidade local; (iv) a articulação entre graduação e pós-graduação ; (v) os grupos de pesquisa e extensão. Assim, observamos que estas são possibilidades que remetem à noção de interculturalidade, devido à premissa de diálogo inerente. Também vale salientar que as pistas decoloniais identificadas são geralmente possibilidades que estão em atividades extras a serem desempenhadas pelos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Pensamento de fronteira | pt_BR |
dc.title | O curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste sob uma perspectiva (de)colonial. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4185709485836330 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908041021886939 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research assumes that administration courses in Brazil reproduce coloniality. Given this assumption, the question that directs this work is: does administration teaching at the Centro Acadêmico do Agreste (CAA) reproduce coloniality? Thus, the general objective was to analyze how CAA administration teaching reproduces coloniality. The methodology used was a qualitative approach and exploratory purpose, carried out through semi-structured interviews with 33 professors and students from the administration course. The field provided evidence of the reproduction of coloniality, highlighting the following points: (i) absence of a critical perspective in disciplines that are not in the area of organizations, (ii) predominance of disciplines with a functionalist bias that deny conflict, (iii) guiding principles and theories Americanized, (iv) non-detachment from the Eurocentric matrix, (v) compliance with MEC requirements and (vi) lack of local reality in the curriculum. This research contributes to questioning the naturalized practices and rules of the game imposed on the administration course, showing that such rules can be harmful to students who do not recognize themselves in the course, as they do not see possibilities of intervening in reality. On the other hand, data analysis also allowed us to observe what decolonial literature calls border thinking, which allows us to follow decolonial paths, such as: (i) the internalization of the course; (ii) the concern about dialoguing with different people and organizations in the classroom; (iii) TCCs, which allow students to look at cases from the local reality; (iv) the articulation between undergraduate and postgraduate studies; (v) research and extension groups. Thus, we observe that these are possibilities that refer to the notion of interculturality, due to the premise of inherent dialogue. It is also worth noting that the decolonial clues identified are generally possibilities that lie in extra activities to be performed by students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9349-6452 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_IRAILMA PEREIRA DA SILVA.pdf | 781,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons