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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53311

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Tereza da-
dc.date.accessioned2023-10-30T17:00:24Z-
dc.date.available2023-10-30T17:00:24Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.identifier.citationSILVA, Leticia Tereza da. A formação continuada dos professores de ciências em tecnologias digitais sob o olhar docente na rede municipal de ensino de Feira Nova – PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53311-
dc.description.abstractA formação continuada de professores é tratada amplamente na literatura brasileira, há uma concordância que independente da área de formação, ela deve ser entendida como um processo ao longo da vida. As pesquisas sobre formação de professores apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor. Apesar de ser discutida, pouco se aborda sobre a inserção de programas de formação continuada nos municípios brasileiros. Nesse sentido, com a pandemia da COVID-19 a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino tornou-se um dos principais debates na formação continuada de professores na atualidade. Um ensino de ciências exitoso, assim como qualquer outra disciplina, exige que os professores tenham formações contínuas, que oriente a construção de novas metodologias e estratégias que se adapte a uma realidade de constantes mudanças na sala de aula e na sociedade. Tais demandas podem impulsionar tanto a profissionalização do professor na busca de agregar possibilidades a sua prática docente quanto a inovação das abordagens didáticas como resultado do repensar dificuldades, recursos, estratégias, e contexto social. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção de professores de Ciências sobre o Programa de Formação Continuada em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o ensino de Ciências no município de Feira Nova. Trata- se de um estudo com abordagem qualitativa, que faremos uso do grupo focal com professores de Ciências como procedimentos de coleta de dados. A presente pesquisa envolveu dez professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede de ensino municipal, que possibilitou um mapeamento sobre as considerações dos professores acerca da inserção de tecnologias digitais a prática pedagógica, nas aulas de ciências. Os dados foram obtidos por meio do grupo focal e foi escolhido por reunir informações detalhadas de um assunto específico sugerido por um moderador buscando colher informações que possam proporcionar as percepções dos professores. Para a análise dos dados utilizamos análise textual do discurso que é uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso. Os resultados foram organizados em categorias e dentro dessas categorias encontramos o engajamento, onde os professores relataram que ao utilizar as tecnologias digitais nas aulas, os alunos despertaram a curiosidade e criatividade. Outra categoria mencionada foi os obstáculos e insegurança dos professores ao utilizar ferramentas digitais. E as contribuições oferecidas pelo Núcleo no processo formativo, além de aperfeiçoar a prática pedagógica com a inserção de plataformas e ferramentas digitais nas aulas de Ciências. Dentre essas plataformas e ferramentas foram citadas: Google Forms, Google Classroom, YouTube, Canva, e o WhatsApp. O uso das TDIC é mais um recurso pedagógico que pode ser explorado de várias maneiras e que, experiências positivas podem ser trazidas para a realidade de nossas escolas. A formação continuada do professor deve ter como objetivo, chegar a um ambiente inovador e de qualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação da informação digitalpt_BR
dc.titleA formação continuada dos professores de ciências em tecnologias digitais sob o olhar docente na rede municipal de ensino de Feira Nova – PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3463887001035622pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxContinuing teacher training is treated extensively in Brazilian literature, there is agreement that regardless of the area of training, it should be understood as a lifelong process. Re- search on teacher training points to a review of the understanding of teacher pedagogical practice. Despite being discussed, little is discussed about the insertion of continuing ed- ucation programs in Brazilian municipalities. In this sense, with the COVID-19 pandemic, the incorporation of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in teaching has become one of the main debates in the continuing education of teachers today. Suc- cessful science teaching, like any other subject, requires teachers to have continuous training, which guides the construction of new methodologies and strategies that adapt to a reality of constant changes in the classroom and in society. Such demands can boost both the professionalization of teachers in the search to add possibilities to their teaching practice and the innovation of teaching approaches as a result of rethinking difficulties, resources, strategies, and social context. The present study aimed to investigate the per- ception of Science teachers about the Continuing Training Program in Digital Information and Communication Technologies for teaching Science in the city of Feira Nova. This is a study with a qualitative approach, in which we will use focus groups with Science teachers as data collection procedures.The present research involved ten Science teachers from the Final Years of Elementary School, from the municipal education network, which ena- bled a mapping of teachers' considerations regarding the insertion of digital technologies into pedagogical practice in science classes. The data was obtained through the focus group and was chosen to gather detailed information on a specific subject suggested by a moderator, seeking to collect information that could provide teachers' perceptions. To analyze the data, we used textual discourse analysis, which is a data analysis approach that moves between two established forms of analysis in qualitative research, which are content analysis and discourse analysis. The results were organized into categories and within these categories we found engagement, where teachers reported that by using digital technologies in classes, students awakened curiosity and creativity. Another cate- gory mentioned was teachers' obstacles and insecurity when using digital tools. And the contributions offered by the Center in the training process, in addition to improving peda- gogical practice with the inclusion of digital platforms and tools in Science classes. Among these platforms and tools were: Google Forms, Google Classroom, You Tube, Canva, and WhatsApp. The use of TDIC is another pedagogical resource that can be explored in var- ious ways and positive experiences can be brought into the reality of our schools. Contin- uing teacher training must aim to achieve an innovative and quality environment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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