Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53315

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Mariana de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-30T17:46:45Z-
dc.date.available2023-10-30T17:46:45Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana de Lima. O ensino da escrita alfabética nos dois primeiros anos do ensino fundamental: uma investigação sobre a BNCC e o currículo de Pernambuco. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53315-
dc.description.abstractEste estudo se dedica a investigar as aproximações e os distanciamentos entre o Currículo de Pernambuco e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no que se refere ao ensino do sistema de escrita alfabética, nos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizamos como aporte teórico autores como Morais (2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Leal (2013), Moreira e Silva (2002), Sacristán (2000), Santos (2009) e Soares (1998). A metodologia adotada envolveu a pesquisa documental e a análise de conteúdo, fundamentados nos estudos de Laville e Dionne (1999) e Bardin (2004). As análises apontaram que os documentos se distanciam no que concerne à concepção de alfabetização, pois, enquanto o Currículo de Pernambuco se alinha a perspectiva de que a aprendizagem do sistema de escrita alfabética é uma construção e não a mera repetição e memorização de informações prontas, a BNCC se aproxima da perspectiva associacionista, ao definir o mesmo processo como “codificar” e “decodificar”. Constatamos também que o Currículo de Pernambuco propõe a maioria das habilidades da BNCC, embora adicione sempre o uso de textos no processo de apropriação do SEA.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema de Escritapt_BR
dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleO ensino da escrita alfabética nos dois primeiros anos do ensino fundamental: uma investigação sobre a BNCC e o currículo de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5495141738905164pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA DE LIMA SILVA.pdf591,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons