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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53320

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Carla Vitoria Domingos da-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:17:55Z-
dc.date.available2023-10-30T18:17:55Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Vitória Domingos da. Mentoria acadêmica: a identificação do papel do mentor na relação orientador/orientando no curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53320-
dc.description.abstractO curso de Administração desempenha um papel fundamental no avanço social e econômico da sociedade. Sendo a disciplina mais amplamente oferecida por diversas universidades do Brasil e do Mundo. O Curso atrai um amplo espectro de estudantes interessados em adentrar no campo da gestão e negócios. Assim, a diversidade de possibilidades e aprendizados que o curso propõe a realizar, também necessidade de profissionais capacidades para garantir o melhor desempenho desse aprendizado. Aqui, surge a possibilidade do uso das ferramentas de mentoria acadêmica. A mentoria acadêmica é um processo no qual um indivíduo mais experiente e qualificado, conhecido como mentor, oferece orientação, aconselhamento e suporte a um estudante ou profissional menos experiente, conhecido como orientado ou mentorando, em questões relacionadas à sua formação educacional ou carreira acadêmica. Assim, presente trabalho propõe a determinar se há elementos de mentoria na relação orientador/orientando nos trabalhos de conclusão de curso de administração da UFPE, sob a ótica do orientando. Para tal foi realizado um questionário semiestruturado, a partir do modelo de autoeficácia acadêmica e a MBS (Mentor Behavior Scale) de Pascale Brodeur, para as dimensões de Estrutura, Envolvimento, Suporte à Autonomia e Suporte ao Desenvolvimento das Habilidades. Dos Resultados, 38 estudantes responderam ao questionário composto por 15 perguntas com base no MBS, além das sociodemográficas. Assim, foi observado uma média 4,13 (±1,81), o que corrobora com uma percepção geral positiva para ótima da relação mentor-mentorado do curso de administração do UFPE-CAA. Concluiu-se que o uso de mentoria é um instrumento positivo para o desenvolvimento pleno dos estudantes de administração do CAA, além de ser um diferencial para resultados assertivos no desenvolvimento desses estudantes.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectOrientacaopt_BR
dc.subjectMentoriapt_BR
dc.titleMentoria acadêmica: a identificação do papel do mentor na relação orientador/orientando no curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6229547391911379pt_BR
dc.description.abstractxThe Administration course plays a fundamental role in the social and economic advancement of society. Being the most widely offered discipline by various universities in Brazil and worldwide, it attracts a broad spectrum of students interested in entering the field of management and business. Thus, the diversity of possibilities and learning experiences that the course aims to provide also requires capable professionals to ensure the best performance in this learning process. Here, the possibility of using academic mentoring tools arises. Academic mentoring is a process in which a more experienced and qualified individual, known as a mentor, provides guidance, advice, and support to a less experienced student or professional, known as a mentee, in matters related to their educational or academic career. Thus, this present work aims to determine if there are elements of mentoring in the advisor-advisee relationship in the conclusion projects of the Administration course at UFPE, from the perspective of the mentee. For this purpose, a semi-structured questionnaire was administered, based on the Academic Self-Efficacy model and the Mentor Behavior Scale (MBS) by Pascale Brodeur, covering the dimensions of Structure, Involvement, Autonomy Support, and Skills Development Support. Out of the results, 38 students responded to the questionnaire consisting of 15 questions based on MBS, in addition to sociodemographic information. It was observed an average of 4.13 (±1.81), which aligns with an overall positive to excellent perception of the mentor-mentee relationship in the Administration course at UFPE-CAA. It was concluded that the use of mentoring is a positive instrument for the full development of Administration students at CAA, and it serves as a distinguishing factor for successful outcomes in the development of these students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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