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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53321

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wisula Weide da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:22:43Z-
dc.date.available2023-10-30T18:22:43Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-10-28-
dc.identifier.citationReferência: OLIVEIRA, Wisula Weide da Silva. Fatores estressores no ambiente de trabalho: estudo no setor administrativo de uma empresa da cidade de caruaru. 2023. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53321-
dc.description.abstractO ambiente laboral é um dos locais onde as pessoas passam boa parte de suas vidas. Manter esses locais dentro um padrão adequado para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades com a melhor segurança e tranquilidade possível é uma das formas mais assertivas de garantir o bom desempenho das organizações. Diante do exposto as organizações precisam se preocupar com ambiente de trabalho onde o estresse possa ser identificado e tratado. O termo estresse pode ser definido como um processo que envolve a percepção, a integração, a resposta e a adaptação a eventos aversivos, ameaçadores ou desafiadores. Por isso a importância de entender o estresse no trabalho. Uma dessas formas é identificar o que está atrapalhando a qualidade do trabalho e assim, poder mitigar os possíveis fatores que causam estresse dentro da empresa. O estresse acima do esperado pode causar danos para o colaborador e para a própria empresa. A partir disso, o presente trabalho se promove em analisar os fatores estressores que dificultam o bom desempenho do ambiente laboral em uma empresa em Caruaru-PE. A partir de um questionário estruturado, o trabalho avaliou a percepção de 31 funcionários do setor administrativo da empresa. Com objetivo de identificar os fatores estressores encontrados na organização. Através de uma pesquisa de abordagem quantitativa e de nível exploratório descritivo. Elaboramos um questionário divido em 4 dimensões: Clima Organizacional. Salários e Benefícios, Hierarquia e Limitações para o Desenvolvimento Pessoal. A partir dessa aplicação, foi possível avaliar e demonstrar um alto grau de estresse por parte dos funcionários. Concluiu-se com este trabalho: quais os fatores estressores mais críticos, o nível de satisfação dos colaboradores e que empresas que não aprendem a necessidade de mitigar os fatores estressores podem sentir efeitos severos em sua realidade organizacional, com perda de produtividade e de ganhos financeiros.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFatores estressorespt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectEstresse organizacionalpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.titleFatores estressores no ambiente de trabalho: estudo no setor administrativo de uma empresa da cidade de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6229547391911379pt_BR
dc.description.abstractxThe work environment is one of the places where people spend most of their lives. Keeping these locations within an adequate standard so that employees can carry out their activities with the best possible safety and tranquility is one of the most assertive ways to guarantee the good performance of organizations. Given the above, organizations need to be concerned with a work environment where stress can be identified and treated. The term stress can be defined as a process that involves perception, integration, response and adaptation to aversive, threatening or challenging events. That's why it's important to understand stress at work. One of these ways is to identify what is disturbing the quality of work and thus be able to mitigate the possible factors that cause stress within the company. Stress above expectations can cause damage to the employee and to the company itself. From this, the present work is promoted in analyzing the stressors that hinder the good performance of the work environment in a company in Caruaru-PE. Based on a structured questionnaire, the study evaluated the perception of 31 employees in the administrative sector of the company. In order to identify the stressors found in the organization. Through research with a quantitative approach and a descriptive exploratory level. We prepared a questionnaire divided into 4 dimensions: Organizational Climate. Salaries and Benefits, Hierarchy and Limitations for Personal Development. From this application, it was possible to evaluate and demonstrate a high degree of stress on the part of employees. It was concluded with this work: what are the most critical stressors, the level of employee satisfaction and that companies that do not learn the need to mitigate stressors can experience severe effects on their organizational reality, with loss of productivity and financial gains.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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