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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53339

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dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorSILVA, Élter Araújo-
dc.date.accessioned2023-10-31T10:45:19Z-
dc.date.available2023-10-31T10:45:19Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Élter Araújo. Os memes na comunicação do McDonald's BR e as novas relações entre marcas e prossumidores. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53339-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar o uso de memes na comunicação de marcas, em especial no caso do McDonald’s Brasil, e as novas relações entre marcas e prossumidores. Para isso, utiliza a metodologia qualitativa, com técnicas de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet e análise de conteúdo. Estabelece relações entre os conceitos de cultura da convergência (Jenkins, 2006), cultura participativa (Shirky, 2011), prossumidores (Silva; Patriota, 2010), memes (Dawkins, 2007; Chagas, 2021; Inocêncio; Lopes, 2014) e redes sociais digitais (Recuero, 2006), os quais justificam a relevância em analisar a forma como a referida rede de fast-food se utiliza dos memes em sua comunicação. Os memes também são analisados dentro de suas comunidades, visto que os contextos são considerados fundamentais ao entendimento dos mesmos, considerando-se o público-alvo e a linguagem comum a cada rede social. A pesquisa também realiza uma análise de dados na comunicação do McDonald’s Brasil durante o mês de julho de 2023, expondo a forma disruptiva como a marca se comunica e as estratégias utilizadas para posicionar-se na comunidade memética, além de justificar a importância de que a empresa fale a linguagem do seu público, assim tornando sua publicidade marcante e relevante.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectMcDonald'spt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.titleOs memes na comunicação do McDonald's BR e as novas relações entre marcas e prossumidorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to analyze the use of memes in brand communication, especially in the case of McDonald’s Brazil, and the new relationships between brands and prosumers. To do this, it uses qualitative methodology, with case study techniques, bibliographical research and internet research and content analysis. Establishing relationships between the concepts of convergence culture (Jenkins, 2006), participatory culture (Shirky, 2011), prosumers (Silva and Patriota, 2010), memes (Dawkins, 2007; Chagas, 2021; Inocêncio and Lopes, 2014) and digital social media (Recuero, 2006), which justify the relevance of analyzing the way in which the aforementioned fast-food chain uses memes in its communication. Memes are also analyzed within their communities, as context is considered fundamental to understanding them, considering the target audience and the common language to each digital social media. The research also performs data analysis on McDonald's Brazil communication during the month of July 2023, exposing the disruptive way in which the brand communicates, and the strategies used to position itself in the memetic community, in addition to justifying the importance of the company speaks the language of your audience, thus making its advertising striking and relevant.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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