Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53356

Compartilhe esta página

Título: Análise qualitativa dos benefícios da natação em crianças e adolescentes com espectro autista : uma revisão bibliográfica
Autor(es): MELO, Renata Ferreira de
Palavras-chave: Autismo; Natação; Atividades aquáticas
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: MELO, Renata Ferreira de. Análise qualitativa dos benefícios da natação em crianças e adolescentes com espectro autista: uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho investigou a relação entre natação e autismo, explorando múltiplas perspectivas e impactos desses fatores na vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, adotando uma abordagem que abrangeu um período de cinco anos, compreendendo publicações entre 2018 e 2023. As buscas por artigos foram conduzidas nas bases de dados científicas: PubMed e ScieloBR, utilizando descritores: "autismo," "natação," e "atividades aquáticas." Foram incluídos três estudos na discussão dos resultados. No primeiro estudo (Carter e Koch, 2023), examinou-se as experiências de pais e professores em relação às aulas de natação para crianças com TEA. No estudo de Lawson et al., 2019, foram exploradas as experiências de crianças com TEA e suas famílias em relação à natação. No passo que a pesquisa de Adin e Pancar (2023), concentrou-se nos efeitos do exercício de natação na função respiratória de crianças com TEA. Em conjunto, as pesquisas ressaltaram a importância da natação como uma atividade significativa para crianças com TEA, enfatizando a necessidade de instrução personalizada, formação de profissionais e conscientização sobre o TEA. Além disso, os resultados indicam que a natação pode oferecer benefícios físicos, psicológicos e terapêuticos para crianças com TEA, tornando-se uma área promissora para pesquisas futuras e práticas inclusivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53356
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Renata_Melo_- Finalizado.pdf262,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons