Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53369
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Fernanda Sardelich | - |
dc.contributor.author | COSTA, Poliana Farias | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T18:07:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T18:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Poliana Farias. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições psicogenéticas para a educação escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53369 | - |
dc.description.abstract | Este artigo reúne as contribuições de três teorias clássicas psicogenéticas e suas contribuições para a educação escolar. A partir das teorias de Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon, este trabalho teve como objetivo compreender as teorias psicológicas do desenvolvimento humano e como isso repercute na educação a depender da teoria adotada nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica de tipo exploratória. Para tanto adotamos como critérios de seleção do material autores de referência no campo dos estudos do desenvolvimento que estavam em diálogo com o campo da educação. Diante das teorias apresentadas e da discussão acerca das contribuições de cada uma delas para a educação escolar, podemos destacar que embora os pontos de partida para o estudo do desenvolvimento humano sejam diferentes, algo que é comum à todas é a participação ativa da criança em seu próprio desenvolvimento. Seja no processo educativo contextualizado (Vygotsky), seja em relação ao nível cognitivo do aluno (Piaget), ou mesmo os aspectos afetivos e a dimensão do corpo no espaço escolar (Wallon), todas as teorias caminham para o mesmo sentido: que a criança se desenvolva e aprenda a partir de sua participação e de sua interação com o outro e com o meio em que ela vive. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Teorias psicogenéticas | pt_BR |
dc.subject | Teorias psicológicas | pt_BR |
dc.title | Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições psicogenéticas para a educação escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3334230123280583 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article brings together three classic theories that think about human development and its consequences in teaching pedagogical practices. Based on the theories of Lev Vygotsky, Jean Piaget and Henri Wallon, this work aimed to understand how psychological theories think about the constitution of the self and how this impacts pedagogical practices depending on the theory that the teacher adopts for his practice. The methodology chosen was an exploratory bibliographic review. To this end, we adopted reference authors in the field of development studies who were in dialogue with the field of education as material selection criteria. In view of the theories presented and the discussion about the implications of each of them for pedagogical practices, we can highlight that although the starting point for the constitution of the self are different, something that is common to all is the active participation of the child in their own development. Whether in the contextualized educational process (Vygotsky), or in relation to the student's cognitive level (Piaget), or even the affective aspects and the dimension of the body in the school space (Wallon), all theories move towards the same direction: that the child develop and learn from their participation and interaction with others and the environment in which they live. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - POLIANA FARIAS COSTA .docx (1).pdf | TCC - POLIANA FARIAS COSTA - PEDAGOGIA | 239,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons