Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53372
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Ingrid Rafaelle da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T18:15:35Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T18:15:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | Rocha Lucena, Ingrid Rafaelle da. A conciliação entre maternidade-estudo-trabalho: reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mães discentes no contexto universitário. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53372 | - |
dc.description.abstract | Este artigo científico tem como objetivo central a investigação dos desafios enfrentados por mães que desempenham os papéis de estudantes universitárias e trabalhadoras, inseridas no contexto acadêmico, bem como as implicações desse equilíbrio delicado entre maternidade, estudos e emprego. Reconhecendo a importância crucial dessa temática, a pesquisa visa destacar a necessidade premente de um apoio social adequado direcionado a esse grupo específico de mulheres, contribuindo, assim, para a formulação de políticas e práticas mais eficazes de suporte às mães discentes no ambiente universitário. A fim de alcançar este objetivo, o estudo desdobra-se em três objetivos específicos: Analisar e examinar as percepções sociais relativas ao papel da maternidade no contexto da formação acadêmica, revelando eventuais estigmas e concepções que afetam as mães que são estudantes; Avaliar a relevância do suporte social disponível no meio acadêmico para as mães que desempenham múltiplas responsabilidades, com o propósito de promover a igualdade de oportunidades e favorecer a inclusão dessas mulheres na vida universitária; Formular recomendações e estratégias concretas que visam fortalecer a rede de assistência social às mães que se encontram na condição de estudantes e trabalhadoras, com o intuito de estimular a equidade de gênero e o bem-estar dessas mães no contexto acadêmico. Como metodologia, a opção foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como referencial teórico, percorremos por autoras e autores como: OLIVEIRA 2001, GASPARY 2019, SILVA 2018, VIEIRA 2018, IMPERATORI 2017, ALMEIDA 2007. Como resultados, a pesquisa lançar luzes sobre uma temática frequentemente negligenciada e complexa, evidenciando os desafios enfrentados por mães que buscam educação superior enquanto cuidam de suas famílias e desempenham atividades laborais, oferecendo, assim, contribuições pistas significativas para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mães discentes | pt_BR |
dc.subject | Equidade de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Políticas Acadêmicas | pt_BR |
dc.title | A conciliação entre maternidade-estudo-trabalho: reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mães discentes no contexto universitário. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5016039808865173 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This scientific article has as its central objective the investigation of the challenges faced by mothers who play the roles of university students and workers, inserted in the academic context, as well as the implications of this delicate balance between motherhood, studies and employment. Recognizing the crucial importance of this topic, the research aims to highlight the pressing need for adequate social support aimed at this specific group of women, thus contributing to the formulation of more effective policies and practices to support student mothers in the university environment. In order to achieve this objective, the study unfolds into three specific objectives: Analyze and examine social perceptions regarding the role of motherhood in the context of academic training, revealing possible stigmas and conceptions that affect mothers who are students; Evaluate the relevance of social support available in the academic environment for mothers who carry out multiple responsibilities, with the purpose of promoting equal opportunities and favoring the inclusion of these women in university life; Formulate concrete recommendations and strategies that aim to strengthen the social assistance network for mothers who are students and workers, with the aim of stimulating gender equity and the well-being of these mothers in the academic context. As a methodology, the option was qualitative research of a bibliographic nature. As a theoretical reference, we look at authors such as: OLIVEIRA 2001, GASPARY 2019, SILVA 2018, VIEIRA 2018, IMPERATORI 2017, ALMEIDA 2007. As a result, the research sheds light on an often neglected and complex topic, highlighting the challenges faced by mothers who seek higher education while taking care of their families and carrying out work activities, thus offering significant clues to the construction of a more academic environment, inclusive and egalitarian. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC INGRID RAFAELLE DA ROCHA LUCENA6.pdf | 488,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons