Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53374
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Isabela Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T18:19:06Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T18:19:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Pereira da. Alfabetização e letramento em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023, | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53374 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização e o letramento na educação infantil constituem um campo de controvérsias. Recentemente, considerando que a implementação de livros didáticos nessa etapa da educação básica figurou nos debates e estranhamentos desse campo, propomo-nos a investigar como a alfabetização e o letramento são propostos em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022, intitulado Bambolê I (2020), destinado a crianças de 4 anos. Como recorte teórico, recorremos a autores como Ferreiro (2011), Morais, Silva e Nascimento (2020) e Brandão e Silva (2017) e constituímos um percurso metodológico pautado na análise qualitativa, com base em Minayo (2002), na pesquisa documental, segundo Gil (2008), e na análise de conteúdo, proposta por Bardin (1999). A análise da obra Bambolê I demonstrou fragilidades e incongruências na seleção dos textos e na proposição de atividades, priorizando um quantitativo exacerbado de atividades de consciência fonêmica e de conhecimento de letras, afirmando uma abordagem fônica de alfabetização. Além disso, a coletânea de textos, que contempla, sobretudo, os gêneros da tradição oral, é usada como pretexto para o estudo e o reconhecimento de letras e de seus respectivos fonemas. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ISABELA PEREIRA DA SILVA (2).pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons