Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53374

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Isabela Pereira da-
dc.date.accessioned2023-10-31T18:19:06Z-
dc.date.available2023-10-31T18:19:06Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Pereira da. Alfabetização e letramento em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023,pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53374-
dc.description.abstractA alfabetização e o letramento na educação infantil constituem um campo de controvérsias. Recentemente, considerando que a implementação de livros didáticos nessa etapa da educação básica figurou nos debates e estranhamentos desse campo, propomo-nos a investigar como a alfabetização e o letramento são propostos em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022, intitulado Bambolê I (2020), destinado a crianças de 4 anos. Como recorte teórico, recorremos a autores como Ferreiro (2011), Morais, Silva e Nascimento (2020) e Brandão e Silva (2017) e constituímos um percurso metodológico pautado na análise qualitativa, com base em Minayo (2002), na pesquisa documental, segundo Gil (2008), e na análise de conteúdo, proposta por Bardin (1999). A análise da obra Bambolê I demonstrou fragilidades e incongruências na seleção dos textos e na proposição de atividades, priorizando um quantitativo exacerbado de atividades de consciência fonêmica e de conhecimento de letras, afirmando uma abordagem fônica de alfabetização. Além disso, a coletânea de textos, que contempla, sobretudo, os gêneros da tradição oral, é usada como pretexto para o estudo e o reconhecimento de letras e de seus respectivos fonemas.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento em um livro didático de educação infantil aprovado pelo PNLD 2022.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ISABELA PEREIRA DA SILVA (2).pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons