Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53379

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorCARVALHO, Heloisa Cordeiro de-
dc.date.accessioned2023-10-31T22:50:47Z-
dc.date.available2023-10-31T22:50:47Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Heloísa Cordeiro de. Do que trata as pesquisas sobre educação escolar indígena: GT21 da Anped de 2013 a 2021. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal De Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53379-
dc.description.abstractO processo educacional escolar indígena no Brasil passou por muitas mudanças desde a chegada dos jesuítas, responsáveis pelo primeiro modelo de educação, até os dias atuais com a formação específica de professores(as) que compreendem as necessidades próprias que a educação escolar indígena requer. Este artigo tem como intenção fazer uma descrição da educação escolar indígena, recapitulando a trajetória da ação educacional brasileira até o século XX e como se estabelece a educação escolar indígena no século XXI. A partir de pesquisas publicadas na Anped durante 5 edições, que correspondem aos anos de 2013 a 2021, tem como objetivo identificar quais as temáticas, problemas, objetivos e metodologias das pesquisas publicadas, assim como as autorias, as instituições e as regiões nas quais foram desenvolvidas. Para isso se utiliza como metodologia as análises qualitativas e quantitativas, pautadas na Análise do Conteúdo. Foram identificados 13 trabalhos, sendo esses 6 artigos e 7 resumos expandidos, sobre os quais o levantamento de dados foi realizado. Observa-se que a maioria dos trabalhos são produzidos por autoras, em conjunto com instituições públicas, na região nordeste do país. De modo a compreender o que tem sido investigado a respeito da educação escolar indígena, por quem e em quais circunstâncias.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleDo que trata as pesquisas sobre educação escolar indígena: GT21 da Anped de 2013 a 2021.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Heloísa Cordeiro de Carvalho.pdf296,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons