Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53432

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Patricia Silva dos-
dc.date.accessioned2023-11-02T03:21:09Z-
dc.date.available2023-11-02T03:21:09Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Patricia Silva dos. Influencias das relações afetivas na aprendizagem de matemática: percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande: Percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53432-
dc.description.abstractEste trabalho se refere à afetividade e a influência das relações afetivas na aprendizagem de matemática, considerando as emoções e consequentemente os sentimentos que podem ser positivos como também negativos para o processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar as percepções dos estudantes do 6º ano em uma escola municipal de Chã-Grande a respeito das influências das relações afetivas na aprendizagem matemática. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, com a aplicação do questionário aos estudantes e professor da referida turma. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes de uma turma de 6º ano, nos quais buscava-se identificar as emoções dos alunos em relação a disciplina de matemática e suas percepções a respeito das relações afetivas. A pesquisa também foi realizada com o professor da turma, com o objetivo de conhecer suas impressões sobre a importância da afetividade e a influência das relações afetivas no desempenho dos alunos em matemática. Os dados coletados apontam que majoritariamente as relações afetivas podem impactar positivamente o aprendizado de matemática. Verificou-se também com maior grau de concordância que os estudantes se sentem em relação à disciplina de matemática: confusos(a), desorientados(a), animados(a), tranquilos(a), desesperados(a) e confiantes. O professor, destacou a importância da afetividade e de estabelecer uma boa interação com o aluno a fim de tornar o ambiente seguro. Embora tenhamos também verificado emoções negativas a respeito da matemática, a pesquisa conclui que há uma boa interação entre os alunos e o professor.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações afetivaspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectEstudantes e professorpt_BR
dc.titleInfluencias das relações afetivas na aprendizagem de matemática: percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Maria Janiely de Siqueira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5640266278730187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis work explores the realm of affectivity and its influence on learning mathematics, specifically focusing on emotional relationships and their impact. Emotions, both positive and negative, play a crucial role in shaping the learning process. The primary objective of this study is to examine the perceptions of 6th grade students in a municipal school in Chã-Grande concerning the influence of these affective relationships on their mathematical learning. The methodology employed in this research involved a case study approach. A questionnaire was administered to both the students and the teacher of the respective class. The study encompassed 20 students from a 6th-grade class. Its purpose was to identify the range of emotions experienced by students in relation to mathematics and their perceptions of affective relationships. The research also extended to the class teacher, aiming to understand his views on the significance of affectivity and its impact on students' performance in mathematics. The data collected from this study indicates that affective relationships can indeed have a positive impact on the learning of mathematics. Additionally, the research highlighted a wide array of emotions experienced by students, including confusion, disorientation, excitement, calmness, desperation, and confidence in their mathematical abilities. The teacher emphasized the crucial role of affection and the establishment of a positive interaction with students to create a secure learning environment. While exploring these emotions, the study offers valuable insights into the intricate interplay between affectivity, emotional relationships, and the learning of mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1055521582676539pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRICIA SILVA DOS SANTOS. (3).pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons