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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53437

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALENCA, Sandro-
dc.contributor.authorSOUZA JUNIOR, Eraldo Gomes de-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:59:13Z-
dc.date.available2023-11-03T14:59:13Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-02-
dc.identifier.citationSOUZA UNIOR, Eraldo Gomes de. Percepção de visitantes empresários e gestores públicos do turismo sobre o Polo Moveleiro de Gravatá, em Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53437-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar o Polo Moveleiro de Gravatá enquanto atrativo turístico do município, investigando os principais motivos de visitação; o papel da gestão pública municipal no fomento do turismo, neste referido atrativo; e os efeitos provocados por esta atividade nas dimensões da sustentabilidade. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, comum a estudos envolvendo as relações sociais. O estudo também se classifica como empírico e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na coleta de dados e informações foram: o levantamento bibliográfico, as entrevistas semiestruturadas e as observações diretas, realizadas durante as incursões a campo. Quanto aos sujeitos entrevistados, totalizaram 18, sendo divididos em visitantes, empresários locais e gestores públicos do turismo municipal. A interpretação e análise dos resultados ocorreu mediante a análise qualitativa básica, e após realizadas as transcrições, as entrevistas foram codificadas e classificadas em 4 categorias, a saber: (i) potencial da atração; (ii) papel do poder público; (iii) impactos sobre a sustentabilidade; e (iv) possíveis aperfeiçoamentos. Em síntese, os resultados demonstraram que conhecer a atração e fazer compras são os principais motivos de visitação ao Polo. Ele apresenta capacidade de fidelização de visitantes, apesar de possuir alguns aspectos de acessibilidade e divulgação que carecem de melhorias. A gestão do município tem buscado promover ações no intuito de atrair mais visitantes, tanto de fora, como os próprios cidadãos locais. Já no tocante aos efeitos gerados por essa atividade na sustentabilidade, verificou-se que os impactos na dimensão ecológica são mínimos, e estão atrelados à responsabilidade socioambiental dos visitantes. Na dimensão social, existe a “exclusão social”, em que a população local resiste em visitar o atrativo, pois o enxerga como um local propício apenas “para turistas”. Na dimensão econômica, percebeu-se a sazonalidade do turismo no Polo, que está ligada à sazonalidade do turismo no próprio município, e a dependência que as lojas daquela rua têm em relação aos turistas e moradores de segunda residência. Por fim, as sugestões de aperfeiçoamentos foram, em maioria, aos aspectos ligados à infraestrutura do local, apesar de também terem sido identificados problemas no que se refere à comunicação entre setor público e privado.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAtrativo turísticopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titlePercepção de visitantes, empresários e gestores públicos do turismo sobre o Polo Moveleiro de Gravatá, em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Poliana Nunes de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3131469820389793pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9462025058148541pt_BR
dc.description.abstractxThe present research sought to analyse the Polo Moveleiro de Gravatá, as a tourist attraction in the city, investigating the main reasons for visitation; the role of the municipal public management in promoting the tourism in this attraction; and the effects caused by this activity in the dimensions of sustainability. To reach these goals, a qualitative approach, common to studies involving social relations was used. This study’s nature is also classified as empirical and descriptive. The instruments used to collect data and information were: bibliographical survey, semi-structured interviews, and direct observations carried out during field trips. As for the subjects interviewed, there were a total of 18, divided into visitors, local businessmen and public managers of municipal tourism. The interpretation and analysis of the results occurred through basic qualitative analysis, and after the transcriptions were made, the interviews were coded and classified into 4 categories, namely: (i) attraction potential; (ii) role of the public management; (iii) impacts on sustainability; and, (iv) possible improvements. In summary, the results demonstrated that getting to know the attraction and shopping are the main reasons for visiting the Polo. It has the capacity to build visitor loyalty, despite having some accessibility and publicity aspects that require improvement. The municipal management has sought to promote actions with the aim of attracting more visitors, both outsiders and local citizens. Regarding the effects generated by this activity on the sustainability, it was found that the impacts on the ecological dimension are minimal, and are linked to the socio-environmental responsibility of visitors. As for the social dimension, there’s “social exclusion”, as the local population resists on visiting the attraction, since they see it as a place suitable only “for tourists”. Whilst in the economic dimension, the seasonality of tourism in the Polo was noticed, which is linked to the seasonality of the of tourism in the city itself, and also the dependence that the stores on that street have on tourists and second-home residents. Finally, the suggestions for improvements were mostly in aspects related to the location’s infrastructure, although problems were also identified in regards to the communication between the public and private sectors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6845831984108942pt_BR
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