Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Katia Calligaris-
dc.contributor.authorVILELA, Caio Cesar Andrade-
dc.date.accessioned2023-11-05T20:03:14Z-
dc.date.available2023-11-05T20:03:14Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-27-
dc.identifier.citationVILELA, Caio César Andrade. Análise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física-Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53443-
dc.description.abstractA metacognição, considerada como capacidade que o ser humano tem de monitorar e auto regular os processos cognitivos, na perspectiva do âmbito educacional ao que incorre com o presente trabalho. Nesse contexto, a metacognição evolui e passa a relacionar-se ao conhecimento que o estudante tem sobre si mesmo e aos mecanismos de controle executivo e de autorregulação sobre as atividades realizadas. Diante destas evidências o objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física através de uma atividade diagnóstica de estudantes recém ingressos no curso de Física Licenciatura. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, em que vinte e sete alunos participaram da atividade diagnostica, esses discentes recém ingressantes do curso de Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados indicam a falta de domínio para algumas estratégias de resolução de problema em física, através de um problema específico que envolvia diferentes estratégias que o ensino médio contempla. O presente trabalho, analisou cinco estratégias específicas: trigonometria no triângulo retângulo; diagrama de corpo livre; decomposição de forças; operação com vetores e identidades trigonométricas que no decorrer do trabalho individualmente foram discutidas. Conclui-se que houve fragilidade demonstrativa em reconhecimento das estratégias na resolução dos problemas físico.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetacognição;pt_BR
dc.subjectResolução de problemas;pt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica;pt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagem;pt_BR
dc.subjectEnsino de física.pt_BR
dc.titleAnálise do conhecimento metacognitivo na resolução de problemas em física em atividade diagnóstica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6422339824617256pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxMetacognition, considered to be the human being's ability to monitor and self-regulate cognitive processes, from the perspective of the educational sphere, is what this work is about. In this context, metacognition evolves and becomes related to the student's knowledge of himself and the mechanisms of executive control and self-regulation of the activities carried out. In view of this evidence, the aim of this research was to analyze metacognitive knowledge in problem-solving in physics through a diagnostic activity for students recently enrolled in the Physics-Licenciatura course. This is a case study, descriptive in nature and quantitative in approach, in which twenty-seven students took part in the diagnostic activity, these being students recently entering the Physics-Licenciatura course at the Federal University of Pernambuco. The results indicate a lack of mastery of some problem-solving strategies in physics, through a specific problem that involved different strategies that secondary education contemplates. This work analyzed five specific strategies: trigonometry in the right triangle; free body diagram; decomposition of forces; operation with vectors and trigonometric identities, which were discussed individually throughout the work. It was concluded that there was demonstrative weakness in recognizing the strategies in solving the physical problems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-CAIO CÉSAR ANDRADE VILELA.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons