Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53473

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Gabriela Araujo Ferraz-
dc.date.accessioned2023-11-07T15:03:24Z-
dc.date.available2023-11-07T15:03:24Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriela Araújo Ferraz. A prática do design de livros: compreendendo o objeto impresso como materialização probabilística. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53473-
dc.description.abstractEsta tese explicita as diversas categorias materializadas no objeto impresso por meio da prática do design de livro. No capítulo 1, realizamos uma revisão de lite- ratura para compreendera cadeia produtiva e circulação do livro. Para isso, apre- sentamos um panorama das áreas de conhecimento que têm o livro como objeto, depois discutimos os modelos que apresentam a cadeia produtiva do livro e, final- mente, apresentamos os conceitos de amplificação, filtro, modelo e enquadramen- to, a fim de articular a configuração do livro com sua complexa cadeia produtiva. No capítulo 2, propomos a prática do design de livros a partir da materialidade probabilística. Com esse objetivo, fizemos uma revisão crítica de literatura, com um recorte disciplinar do design de livros, para fundamentarmos uma crítica à posição tradicional da disciplina do design de livro – a que defende a neutralida- de da configuração gráfica. Por fim, defendemos a abordagem da materialidade probabilística em oposição à materialidade mecanicista como abordagem para a prática contemporânea de design de livro. No capítulo 3, dialogamos sobre o design de livro no Brasil a partir de cinco perspectivas contemporâneas. Entrevistamos cinco designers de livro para compreender sua prática e coletar informações de como a cadeia produtiva funciona atualmente. A partir da transcrição das entre- vistas feitas remotamente, analisamos os relatos e elaboramos rótulos conceituais para discutir o caráter complexo e contingencial dessa prática. Por fim, no capítulo 4, apresentamos uma proposta de diagrama em que consolidamos a nossa contri- buição. Assim, está centrado em relatar e elaborar sobre os aspectos heterogêneos discutidos e elencados nos capítulos anteriores, demonstrando os diversos fatores que intervêm na prática do design de livros. Para demonstrar sua aplicação em casos concretos, apresentamos uma análise de caso do livro Mala quadrada, cabeça quadrada (2018). Portanto, essa contribuição sugere direcionamentos teóricos e projetuais para o design de livro no Brasil, a partir da defesa de uma abordagem probabilística para a prática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de livrospt_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectMaterialidade probabilísticapt_BR
dc.titleA prática do design de livros : compreendendo o objeto impresso como materialização probabilísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6517400043469005pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis takes account of different categories materialized in the printed object through the practice of book design. In chapter 1, we carried out a literature review to understand the production chain and circulation of books. For this, we present an overview of the areas of knowledge that take the book as object of study, then we discuss the models that present the productive chain of the book and, finally, we present the concepts of amplification, filter, model and framing, in order to ar- ticulate the configuration of the book with its complex production chain. In chapter 2, we propose the practice of book design based on probabilistic materiality. With this objective in mind, we carried out a critical literature review, with a discipli- nary focus on book design, to support a critique of the traditional position of the discipline of book design—one that defends the neutrality of the graphic confi- guration. Finally, we defend the probabilistic materiality approach as opposed to mechanistic materiality as an approach to contemporary book design practice. In chapter 3, we discuss book design in Brazil from five perspectives. We interviewed five contemporary book designers to understand their practice and collect infor- mation on how the production chain currently works. We analyzed the transcrip- tion of the interviews conducted remotely and created conceptual labels to discuss the complex and contingent nature of this practice. Finally, in chapter 4, we des- cribe the proposed diagram in which we consolidate our contribution. Thus, this chapter is focused on reporting and elaborating on the heterogeneous aspects dis- cussed and listed in the previous chapters, demonstrating the various factors that intervene in the practice of book design. To demonstrate its application in concrete cases, we present a case analysis of the book Mala quadrada, Cabeça quadrada (2018). Therefore, this contribution suggests theoretical and project directions for book design in Brazil, based on the defense of a probabilistic approach to practice.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Gabriela Araujo Ferraz Oliveira.pdf8,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons