Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53476

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Adriana Maria Paulo da-
dc.contributor.authorHOLANDA, Sheila Magda Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-11-07T15:10:35Z-
dc.date.available2023-11-07T15:10:35Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationHOLANDA, Sheila Magda Ferreira de. A escola também é o lugar dos orixás: o ensino de História e as religiões de matriz africana na sala de aula. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53476-
dc.description.abstractA presente dissertação propõe a efetivação de ações no Ensino de História para o exercício de uma prática docente antirracista, a partir do estudo historiográfico da presença das religiões de matriz africana no Brasil. No desenvolvimento deste estudo, recorremos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo de Pernambuco (PE) para o Ensino Médio (EM) e verificamos que as religiões de matriz africana, apesar de serem citadas nestes documentos, não são “levadas” para as salas de aula. Em defesa da urgência de ensinar um olhar singular sobre as religiões de matriz africana nas aulas de História, utilizamos Arroyo (2013; 2014), Cavalleiro (2001), Candau (2010), Foucault (2012), Mattos (1991), Meirieu (1998), Prandi (1997), Reis (1989), Rufino (2021), Santos (2009), Silva (1995) e Walsh (2008) como principais referenciais teóricos. Defendemos um Ensino de História voltado para uma educação que valorize a diversidade cultural e que seja emancipatória. Como estratégia didática direcionada à história escolar, elaboramos uma sequência baseada no assunto “Brasil Imperial”, objetivando aproximar os estudantes 2o ano do Ensino Médio às religiões de matriz africana, por meio aulas dialogadas, discussão de materiais fílmicos, desafios e da realização de tour virtual num tradicional terreiro de Candomblé, de Olinda. Nesta sequência argumentamos que as tradições dos Orixás, reunidas de diferentes maneiras, nos diferentes terreiros, com diferentes nomenclaturas, todas elas, expressam não só a grandeza da fé das populações afrodescendentes, mas também, uma ética eco-ambiental positiva e seu compromisso diário com as lutas anti-escravocratas e antirracistas, ontem e hoje.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectReligiões de matriz africanapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.titleA escola também é o lugar dos orixás : o ensino de História e as religiões de matriz africana na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5157433244225878pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6190925965820163pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation proposes the implementation of actions in the teaching of history for the exercise of an anti-racist teaching practice, based on the historiographical study of the presence of religions of African origin in Brazil. In the development of this study, we have relied on the Curricular Common Nacional Basis (CCNB) and to the Curriculum from Pernambuco (PE) to High School (HS), and we have verified that the religions of african matrix, although they are quoted into these documents, they are not approached into the classrooms. In defense of the urgency of teaching a singular vision about the religions of african matrix into the History classes, we have relied on Arroyo (2013; 2014), Cavalleiro (2001), Candau (2010), Foucault (2012), Gomes (2001), Mattos (1991), Meirieu (1998), Prandi (1997), Reis (1989), Rufino (2021), Santos (2009) and Silva (1995) as main theoretical basis. We have defended a Teaching of History turned to a education which valorizes the cultural diversity and which is emancipatory. As didatical estrategy diretionated to the school history, we have elaborated a sequence based on the content “Imperial Brazil” aiming to aproximate the students of the 2nd grade of High School to the religions of african matrix through dialogal classes, discussions about movie materials. Challenges, and the realzation of a virtual tour into a tradicional Candomblé yard from Olinda. In this sequence, we have argued that the traditions of Orixás reunited in different ways, in different yards, with different nomenclatures; all them express not only the greatness of the faith of the afrodencendent populations but, as well, a positive eco- environmental ethic and its daily commitment to anti-slavery and anti-racist struggles, yesterday and today.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sheila Magda Ferreira de Holanda.pdf2,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons