Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53477
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Simone Grace de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T15:13:07Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T15:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de. Alinhamentos da arte vestível no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53477 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda a Arte Vestível no Brasil, principalmente do século XX, segundo definições internacionais e nacionais, com o intuito de realizar um reconhecimento histórico e, ao mesmo tempo, revelar este segmento contemplando a pluriversidade brasileira. A arte vestível iniciou-se quase como um processo retroativo à indústria, com produções de características mais artesanais e individuais, que indicaram caminhos mais autênticos de representação, onde a relação entre indivíduo e sociedade estava na contramão da industrialização. Na observação destes fenômenos, foram incluídas novas ideias e argumentos, como as teorias de Alfred Gell (1945-1997) sobre "arte e agência" e de Nicolas Bourriaud (n.1965) com a "estética relacional". Separamos três grupos de observação, os quais estão correlacionados, são eles: agência da arte vestível; arte vestível relacional; e efeitos da arte vestível. Nestes, são abordadas vinte possibilidades de arte vestível, por artistas, artesãos, fazedores e comunidades. Entre eles nem todos são considerados arte, como os estudos sobre arte vestível ainda são escassos, esta pesquisa propõe discutir e trazer à tona novas questões, além de uma atualização sobre o passado, por uma visão contemporânea, adicionando assim objetos vestíveis como arte. Os questionamentos sobre serem ou não objetos de arte, são evidenciados pelo fato dos exemplos surgirem de pessoas que normalmente agem em oposição aos opressores, conhecidos como marginalizados ou excluídos, com características de serem contestadores, criativos e por pensarem fora da curva. Diante às ideias de Gell, sobre objetos de arte terem vida, observamos a vida dos objetos de arte vestíveis, apontamos caminhos para novas pesquisas e acolhemos os mais diversos meios para ampliar a definição e segmentação da arte vestível no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte vestível | pt_BR |
dc.subject | Arte vestível no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Arte vestível no século XX | pt_BR |
dc.subject | Alfred Gell | pt_BR |
dc.title | Alinhamentos da arte vestível no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8147897240290737 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7164428104501210 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research addresses Wearable Art in Brazil, mainly from the 20th century, according to international and national definitions, with the objective of historical acknowledgement and, at the same time, revealing this segment contemplating the Brazilian pluriversity. Wearable art began almost as a retroactive process to the industry, with productions of more artisanal and individual characteristics, which indicated more authentic ways of representation, where the relationship between individual and society was antagonistic to industrialization. In observing these phenomena, new ideas and arguments were included, such as Alfred Gell's (1945- 1997) theories on "art and agency" and Nicolas Bourriaud's (b.1965) theories on "relational aesthetics". We separate three observation groups, which are correlated, they are: wearable art agency; relational wearable art; and wearable art effects. In these, twenty possibilities of wearable art are addressed, by artists, artisans, makers and communities. Among them, not all are considered art, as studies on wearable art are still scarce, this research proposes to discuss and bring up new issues, as well as an update on the past, from a contemporary perspective, thus adding wearable objects as art. Questions about whether or not they are objects of art are evidenced by the fact that the examples arise from people who normally act against oppose the oppressors, known as marginalized or excluded, with characteristics of being challenging, creative and for thinking outside the box. Faced with Gell's ideas about art objects having life, we observe the life of wearable art objects, point out ways for new research and welcome the most diverse means to expand the definition and segmentation of wearable art in Brazil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marina Pessôa Gomes de Oliveira.pdf | 8,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons