Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53477

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Simone Grace de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de-
dc.date.accessioned2023-11-07T15:13:07Z-
dc.date.available2023-11-07T15:13:07Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marina Pessôa Gomes de. Alinhamentos da arte vestível no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53477-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a Arte Vestível no Brasil, principalmente do século XX, segundo definições internacionais e nacionais, com o intuito de realizar um reconhecimento histórico e, ao mesmo tempo, revelar este segmento contemplando a pluriversidade brasileira. A arte vestível iniciou-se quase como um processo retroativo à indústria, com produções de características mais artesanais e individuais, que indicaram caminhos mais autênticos de representação, onde a relação entre indivíduo e sociedade estava na contramão da industrialização. Na observação destes fenômenos, foram incluídas novas ideias e argumentos, como as teorias de Alfred Gell (1945-1997) sobre "arte e agência" e de Nicolas Bourriaud (n.1965) com a "estética relacional". Separamos três grupos de observação, os quais estão correlacionados, são eles: agência da arte vestível; arte vestível relacional; e efeitos da arte vestível. Nestes, são abordadas vinte possibilidades de arte vestível, por artistas, artesãos, fazedores e comunidades. Entre eles nem todos são considerados arte, como os estudos sobre arte vestível ainda são escassos, esta pesquisa propõe discutir e trazer à tona novas questões, além de uma atualização sobre o passado, por uma visão contemporânea, adicionando assim objetos vestíveis como arte. Os questionamentos sobre serem ou não objetos de arte, são evidenciados pelo fato dos exemplos surgirem de pessoas que normalmente agem em oposição aos opressores, conhecidos como marginalizados ou excluídos, com características de serem contestadores, criativos e por pensarem fora da curva. Diante às ideias de Gell, sobre objetos de arte terem vida, observamos a vida dos objetos de arte vestíveis, apontamos caminhos para novas pesquisas e acolhemos os mais diversos meios para ampliar a definição e segmentação da arte vestível no Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte vestívelpt_BR
dc.subjectArte vestível no Brasilpt_BR
dc.subjectArte vestível no século XXpt_BR
dc.subjectAlfred Gellpt_BR
dc.titleAlinhamentos da arte vestível no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8147897240290737pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7164428104501210pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research addresses Wearable Art in Brazil, mainly from the 20th century, according to international and national definitions, with the objective of historical acknowledgement and, at the same time, revealing this segment contemplating the Brazilian pluriversity. Wearable art began almost as a retroactive process to the industry, with productions of more artisanal and individual characteristics, which indicated more authentic ways of representation, where the relationship between individual and society was antagonistic to industrialization. In observing these phenomena, new ideas and arguments were included, such as Alfred Gell's (1945- 1997) theories on "art and agency" and Nicolas Bourriaud's (b.1965) theories on "relational aesthetics". We separate three observation groups, which are correlated, they are: wearable art agency; relational wearable art; and wearable art effects. In these, twenty possibilities of wearable art are addressed, by artists, artisans, makers and communities. Among them, not all are considered art, as studies on wearable art are still scarce, this research proposes to discuss and bring up new issues, as well as an update on the past, from a contemporary perspective, thus adding wearable objects as art. Questions about whether or not they are objects of art are evidenced by the fact that the examples arise from people who normally act against oppose the oppressors, known as marginalized or excluded, with characteristics of being challenging, creative and for thinking outside the box. Faced with Gell's ideas about art objects having life, we observe the life of wearable art objects, point out ways for new research and welcome the most diverse means to expand the definition and segmentation of wearable art in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina Pessôa Gomes de Oliveira.pdf8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons