Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53499

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSAYÃO, Sandro Cozza-
dc.contributor.authorLIMA, Jamila de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-08T13:11:01Z-
dc.date.available2023-11-08T13:11:01Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationLIMA, Jamila de Oliveira. A criação artística à luz da Filosofia Bergsoniana: desde a intuição até a expressão. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53499-
dc.description.abstractA evolução da vida como uma contínua criação de si mesma é uma questão central na filosofia de Bergson. Para o filósofo, desde seu impulso inicial, a vida se expande, instaurando novidades em diversas direções. Apesar disso, a reflexão sobre um particular ato criador, o do artista, fica em aberto. Ao percorrer a obra de Bergson, constatamos as frequentes menções à arte como uma possibilidade de ultrapassar a percepção comum do cotidiano, nos aproximando daquilo que cada coisa têm de singular, outras vezes a criação artística surge como analogia a criação da natureza, e tantas outras como parâmetro para o discurso filosófico quando se fala da fluidez da expressão. Entretanto, o filósofo nunca sequer formula uma teoria sobre a arte. Tendo em vista que na história da filosofia, muitas foram as vezes em que se refletiu sobre a essência da arte, o conceito do belo, ou sobre a experiência do espectador, dentro da doutrina bergsoniana as reflexões sobre a arte ganham contornos particulares, já que, mesmo em aberto, é a criação que ocupa o papel de destaque. Será a criação artística importante para a evolução humana assim como a criação é para a evolução da vida? Ou a arte é mero acessório? Existem diferenças entre a criação artística e a criação da natureza? O artista imita a vida ou a vida imita a arte? O objetivo desta dissertação, portanto, é destacar a criação artística à luz de uma filosofia cujo o ato de criar é vital para o evoluir; desde a intuição até a expressão, enfatizando a composição do espírito com a matéria que se reconciliam na vida, e também na obra de arte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleA criação artística à luz da Filosofia Bergsoniana : desde a intuição até a expressãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5109968104221095pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6484943095710587pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe evolution of life as a continuous creation of itself is a central issue in Bergson's philosophy. For the philosopher, from its initial impulse, life expands, introducing novelties in different directions. Despite this, the reflection on a mode of creation, that of the artist, remains open. When going through Bergson's work, we can see the frequent mentions of art as a possibility to overcome the common perception of everyday life, approaching what each thing has of singular, at other times the artistic creation appears as an analogy to the creation of nature, however, the philosopher never even formulates a theory about art. Considering that in the history of philosophy, there have been many times when reflecting on the essence of art, the concept of the beauty, or on the spectator's experience, within the Bergsonian doctrine, reflections on art take on particular contours, since, even remaining open, it is creation that occupies a prominent role. Is artistic creation as essential for human evolution as creation is for the evolution of life? Or is art a mere accessory? Are there differences between artistic creation and nature creation? Does the artist imitate life or does life imitate art? The objective of this dissertation, therefore, is to highlight artistic creation in the light of a philosophy whose act of creating is vital for evolution; from intuition to expression, emphasizing his efforts and the composition of spirit and matter that are reconciled in life, and also in the work of art.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jamila de Oliveira Lima.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-26
1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons