Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53562
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Micaela Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:35:09Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:35:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Micaela Maria dos. A prática pedagógica do professor de matemática e o uso do material manipulável com alunos surdos incluídos nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53562 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender as contribuições do uso do material manipulável presente na prática pedagógica do professor de matemática com alunos surdos nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir do estado da arte foi possível identificar que ainda são poucos os trabalhos que abordam esse tema, uma possibilidade de desenvolver experiências pedagógicas com abertura criativa numa direção inclusiva. Diante disso, foi realizado um estudo sobre a Educação Inclusiva (SILVA; BAZANTE, 2021, PEREIRA, 2014) buscando problematizar os avanços e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos na sala de aula regular, assim como sobre os fatores que muitas vezes acabam acarretando na negação dos processos que por vezes fortalecem a exclusão desses alunos, seja pela dificuldade que os professores de matemática, ainda, sentem em adaptar na prática pedagógica propostas a partir de uma perspectiva diferenciada, ou até pela falta de formação continuada com agendas teórico-práticas. A pesquisa tem como pergunta quais as contribuições que a utilização do material manipulável traz para o ensino de matemática com alunos surdos incluídos em salas regulares a partir da prática pedagógica do professor? E como objetivos específicos: (i) mapear as escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Caruaru que têm professores de matemática com alunos surdos incluídos na sala de aula regular; (ii) identificar quais as práticas que os professores de matemática utilizam para alunos surdos numa realidade de sala de aula; e (iii) analisar as contribuições do uso do material manipulável para a prática pedagógica do professor de matemática com alunos surdos. Frente a essa problemática, pergunta e objetivos, desenhei para o caminho metodológico uma abordagem qualitativa de pesquisa caracterizada como exploratória e descritiva (OLIVEIRA, 2013; AMADO, 2014). Para coleta e produção dos dados utilizamos questionário, observação em sala de aula e entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados produzidos foi realizado a partir do método de análise de conteúdo fundamentado em Bardin (1977) e Franco (2005) com a categorização temática. Encontra-se, portanto, que a falta de políticas públicas que disponibilizam os direitos da pessoa surda em sala de aula, como a presença de um intérprete na comunicação entre professor/aluno, além da falta de formação desses profissionais, principalmente em sua formação inicial, compromete o desejo do processo de inclusão do ensino e da aprendizagem desses alunos. Foi encontrada ainda a evidência do desejo de que na formação continuada os elementos que não se fizeram presentes na formação inicial devam ser possibilitados e assim proporcionarem aos professores o caminho efetivo de uma prática pedagógica com uso de materiais manipuláveis como facilitadores de um ensino de matemática inclusivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica do professor de matemática e o uso do material manipulável com alunos surdos incluídos nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3449085886075379 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to understand the contributions of the use of manipulative materials in the pedagogical practice of mathematics teachers with deaf students in the final years of Elementary School. From the state of the art, it was possible to identify that there are still few studies that address this topic, offering the possibility to develop pedagogical experiences with creative openness in an inclusive direction. Therefore, a study on Inclusive Education (SILVA; BAZANTE, 2021, PEREIRA, 2014) was conducted, seeking to problematize the advances and difficulties in the teaching and learning process of deaf students in regular classrooms, as well as the factors that often lead to the denial of processes that sometimes reinforce the exclusion of these students. This can occur due to the difficulty that mathematics teachers still feel in adapting pedagogical practices from a differentiated perspective or due to the lack of ongoing training with theoretical-practical agendas. The research's main question is: What contributions does the use of manipulative materials bring to the teaching of mathematics with deaf students included in regular classrooms through the pedagogical practice of the teacher? The specific objectives are: (i) to map the Municipal Public Schools in the city of Caruaru that have mathematics teachers with deaf students included in regular classrooms; (ii) to identify the practices that mathematics teachers use for deaf students in a classroom reality; and (iii) to analyze the contributions of the use of manipulative materials to the pedagogical practice of mathematics teachers with deaf students. In response to this issue, question, and objectives, we designed a qualitative research approach characterized as exploratory and descriptive (OLIVEIRA, 2013; AMADO, 2014) for the methodological path. Data collection and production were carried out using questionnaires, classroom observation, and semi-structured interviews. Data analysis was performed using the content analysis method based on Bardin (1977) and Franco (2005) with thematic categorization. It is found that the lack of public policies that provide the rights of deaf individuals in the classroom, such as the presence of an interpreter in communication between teacher/student, along with the lack of training for these professionals, especially in their initial education, hinders the desire for the inclusive teaching and learning process of these students. We also find evidence of the desire that in continuing education, the elements that were absent in initial education should be provided, thus enabling teachers to effectively pursue pedagogical practices using manipulative materials as facilitators of inclusive mathematics education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Micaela Maria dos Santos.pdf | 969,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons