Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53565

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JÚNIOR, Jéder Silveira-
dc.contributor.authorROLIM, Mário Augusto Oliveira Monteiro-
dc.date.accessioned2023-11-13T13:54:13Z-
dc.date.available2023-11-13T13:54:13Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.citationROLIM, Mário Augusto Oliveira Monteiro. Múltiplos modos de mover politicamente os corpos no rap: cartografia dos regimes coreopolíticos do rap do Brasil e dos EUA. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53565-
dc.description.abstractA proposta da tese é, em um primeiro momento, identificar um cenário de crise do rap político diante da ascensão do fascismo neoliberal, e, a partir dele, posicionar-se contra os consensos das teorias sobre a política no rap, sustentadas no que está sendo colocado como paradigma da consciência. Em seguida, parte-se para uma cartografia da história do rap do Brasil e dos EUA, ou uma história coreopolítica. Nessa cartografia, considera-se que abraçar a indeterminação da estética e considerar os aspectos gestuais e subjetivos da performance musical como cruciais para a política permitem desvelar a multiplicidade de maneiras de se “fazer política” no rap. Por fim, a tese delineia os conceitos de regimes coreográficos e regimes coreopolíticos, e, depois, mapeia três regimes coreopolíticos no rap desses dois países: o regime hardcore, o regime de baile e o regime de brisa. Cada um desses regimes tem maneiras diferentes de “fazer política” em termos gestuais, subjetivos e estilísticos, assim como contradições distintas. Para explicitar as potências e ambivalências de cada regime, assim como as misturas entre eles, são trazidas várias cenas vindas da história do rap, assim como cenas de outros gêneros musicais conectados ao rap e à história dos corpos que performam rap.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleMúltiplos modos de mover politicamente os corpos no rap : cartografia dos regimes coreopolíticos do rap do Brasil e dos EUApt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4696071792841040pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis’ proposition is, in a first moment, to identify a context of crisis in political rap amidst a rise in neoliberal fascism, and, in face of this crisis, to assume a position against the consensus in theories about politics in rap music, sustained in what is being called conscience paradigm. Afterwards, this work engages in a cartography of the history of rap in Brazil and in the USA, or a choreopolitical history. In this history, it is considered that embracing the indeterminacy of aesthetics and considering the gestural and subjective aspects of performance as crucial for politics allow this work to unveil the multiplicity of ways to perform political practices in rap. Subsequently, this thesis elaborates the concepts of choreographic regimes and choreopolitical regimes, and, after, delineates three choreopolitical regimes in rap in the countries involved: the hardcore regime, the party regime, and the chill-out regime. Each of these regimes has different ways of “doing politics” in gestural, subjective, and stylistic terms, as well as distinct contradictions. In order to make explicit the potentials and ambivalences of each regime, as well as the mixtures between them, this thesis summons several scenes from rap history, as well as scenes from other musical genres connected to rap and to the history of the bodies that perform it.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Mário Augusto Oliveira Monteiro Rolim.pdf4,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons