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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584

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Título: Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias
Autor(es): CRUZ, Fátima Leite
Palavras-chave: Avaliação; Avaliação formativa; Regulação das aprendizagens; Democratização; Emancipação
Data do documento: Jun-2008
Citação: CRUZ, Fátima Leite. Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias. Revista E-Curriculum, PUCSP- SP. São Paulo, v. 3, n. 2, p.1-17, jun. 2008. Disponível em: http:/www.pucsp.br/ecurrculum
Abstract: O artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório.
Descrição: Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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CRUZ. Avaliação e a Democratização da Educação. p. 1-17.pdf
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