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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53588

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA FILHO, José-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Débora Letícia de-
dc.date.accessioned2023-11-14T22:41:42Z-
dc.date.available2023-11-14T22:41:42Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Débora. O Trabalho com a consciência fonológica em uma coleção de livro didático da Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53588-
dc.description.abstractEsta pesquisa surge com o objetivo de analisar como o trabalho da consciência fonológica (CF) é desenvolvido nas atividades do volume 1 de uma coleção de livros didáticos para a Educação Infantil, verificando, mais especificamente, quais níveis de consciência fonológica e operações cognitivas são contemplados. As bases teóricas de nossa pesquisa estão sedimentadas em autores que destacam em seus estudos o conceito de CF, sua relação com a alfabetização, seus níveis diversos e as operações cognitivas possíveis nas atividades de reflexão fonológica. França Filho (2015), Freitas (2004) e Morais (2004, 2012, 2015) são alguns desses autores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, visto que lida, predominantemente, com a análise de significados. É uma análise documental, tendo como documento analisado o volume 1 de uma coleção de livros didáticos da educação infantil aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2022) e mais adotada em Recife: coleção Porta Aberta. Para o processo de análise dos dados coletados, foi utilizada a análise de conteúdo, através da qual pudemos obter uma apresentação sistemática e qualitativa. Dentre os principais resultados, percebemos I) o trabalho com a CF ao longo dos quatro movimentos (unidades), mesmo que em proporções diferentes; II) uma predominância de momentos de reflexão fonológica no nível da sílaba; III) uma proeminência do nível do fonema em detrimento do nível da rima (considerando que este nível da rima pode ser constituído por um segmento sonoro maior que o fonema); e IV) pouca variedade de operações cognitivas presentes nas atividades.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO trabalho com a consciência fonológica em uma coleção de livro didático da educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8028025294378576pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze how the work of phonological awareness (PA) is developed in the activities of volume 1 of textbooks for Kindergarten, verifying, more specifically, which levels of phonological awareness and cognitive operations are contemplated. The theoretical foundation of our research is based on authors who highlight in their studies the concept of PA, its relationship with literacy, its different levels, and the possible cognitive operations in phonological awareness activities. França Filho (2015), Freitas (2004) and Morais (2004, 2012, 2015) are some of these authors. The research has a qualitative approach, as it deals predominantly with the analysis of meanings. It is a documentary analysis, having as the analyzed document volume 1 of a collection of kindergarten textbooks. This collection is approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2022) and it is the most used in Recife: Porta Aberta collection. The content analysis was used for the investigation process of the collected data, through which we were able to obtain a systematic and qualitative presentation. Among the main results, we noticed I) the work with the PA throughout all its movements (units), even if in different proportions; II) a predominance of moments of phonological awareness at the syllable level; III) a prominence of the phoneme level to the detriment of the rhyme level (considering that this rhyme level may consist of a sound segment larger than the phoneme); and IV) little variety of cognitive operations present in the activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-1366-3084pt_BR
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