Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592

Compartilhe esta página

Título: Letramento racial crítico de crianças : uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife
Autor(es): GUSMÃO, Rosiane
Palavras-chave: Literatura infantil; Letramento; Antirracismo
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: GUSMÃO, Rosiane. Letramento racial crítico de crianças: Uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo buscou identificar, através de entrevistas semiestruturadas com professores dos anos iniciais de três escolas da zona oeste da rede Municipal de Recife, ações desenvolvidas que proporcionam o letramento racial crítico dos estudantes, assim como também as possibilidades e os desafios que os docentes enfrentam com as atividades antirracista e a repercussão do letramento racial crítico na construção de uma sala de aula antirracista. A presente pesquisa chegou à conclusão que existe racismo também nas famílias, portanto, as formações continuadas das professoras sobre a temática são essenciais para qualificar e sustentar a construção com toda a comunidade escolar antirracista, logo, a multiplicidade de expressão do racismo precisa ser abordada. O uso de livros de literatura infantil como ferramenta para o letramento racial crítico das crianças é de extrema importância para a representatividade negra na promoção do autorreconhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rosiane Emilia da Silva Gusmão.pdf375,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons