Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592
Compartilhe esta página
Título: | Letramento racial crítico de crianças : uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife |
Autor(es): | GUSMÃO, Rosiane |
Palavras-chave: | Literatura infantil; Letramento; Antirracismo |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | GUSMÃO, Rosiane. Letramento racial crítico de crianças: Uma abordagem sobre o uso de literaturas infantis por professores dos anos iniciais no ensino fundamental de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo buscou identificar, através de entrevistas semiestruturadas com professores dos anos iniciais de três escolas da zona oeste da rede Municipal de Recife, ações desenvolvidas que proporcionam o letramento racial crítico dos estudantes, assim como também as possibilidades e os desafios que os docentes enfrentam com as atividades antirracista e a repercussão do letramento racial crítico na construção de uma sala de aula antirracista. A presente pesquisa chegou à conclusão que existe racismo também nas famílias, portanto, as formações continuadas das professoras sobre a temática são essenciais para qualificar e sustentar a construção com toda a comunidade escolar antirracista, logo, a multiplicidade de expressão do racismo precisa ser abordada. O uso de livros de literatura infantil como ferramenta para o letramento racial crítico das crianças é de extrema importância para a representatividade negra na promoção do autorreconhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53592 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rosiane Emilia da Silva Gusmão.pdf | 375,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons