Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53655
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Fabio F. B. de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T18:31:36Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T18:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Fabio F. B. de. Análise crítica da Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação Física através do enfoque radical de promoção da saúde. Saúde e Sociedade, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 227-236, jun. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000200006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53655 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende contribuir para que a área profissional e o campo do saber referente à Educação Física apreendam a saúde de forma ampliada, superando o enfoque biologicista hegemônico. Possui caráter qualitativo e baseou-se em pesquisa de fontes bibliográficas para a confecção de monografia de conclusão do curso de especialização em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Analisou-se criticamente a Carta Brasileira de Prevenção Integrada na área da Saúde na perspectiva da Educação Física - publicação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em 2006, a partir do enfoque radical da Promoção da Saúde. Esse enfoque pode ser sintetizado na proposta de articulação entre saúde e condições de vida, ressaltando as inter-relações de equidade social, através do aumento da capacidade da participação popular, intersetorialidade, fomento de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis à saúde e reorientação do sistema de saúde, baseando-se numa visão ampliada do processo saúde-doença e reconhecendo a multideterminação desse processo (OMS, 1986; Buss, 2000, 2001, 2007; Pedrosa, 2004). Concluiu-se que o documento analisado biologiza e medicaliza a Educação Física em sua relação com a sociedade. Recomenda-se que o mesmo seja revisto a partir da perspectiva crítica ligada à área da Educação Física, a qual relaciona a atividade física e a saúde com questões sociais mais amplas que impedem que os sujeitos tomem decisões mais saudáveis, tais como os condicionantes econômicos, culturais, étnicos e políticos. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 227-236 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.source | CARVALHO, Fabio F. B. de. Análise crítica da Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação Física através do enfoque radical de promoção da saúde. Saúde e Sociedade, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 227-236, jun. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000200006 | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.title | Análise crítica da Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação Física através do enfoque radical de promoção da saúde | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000200006 | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2022-12 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | São Paulo | pt_BR |
dc.description.volume | v. 18 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências da Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO. Análise crítica da carta. p. 227-236.pdf Acceso restringido | 156,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.