Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53667
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALDANHA, Renato Machado | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Gleybson Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T15:33:36Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T15:33:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53667 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física, sempre em busca de legitimar sua função na escola, se baseou ora nos preceitos militares visando à formação de homens fortes, ora nos preceitos higienistas visando à melhora do condicionamento físico e manutenção da saúde, porém, até então não encontrava nesses, consistência para dar a educação física caráter de igualdade perante as outras disciplinas escolares. A inserção dos conteúdos da Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 é vista por alguns como a possibilidade dessa legitimidade finalmente ser alcançada. Nesse sentindo, o presente trabalho busca responder à seguinte questão, será que a inclusão da Educação Física nesta avaliação é capaz de dar mais legitimidade a área? Para responder a questão, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde busco compreender o real contexto social em que o Enem é inserido, qual sua real função, objetivo e suas conseqüências para a educação como um todo, e por fim, para a educação física. Ao final explicito três argumentos que mostram que essa legitimação atribuída à inserção de seus conteúdos na prova se mostra equivocada, primeiro porque o Enem forjado nos alicerces neoliberais contribui para um forte “estreitamento curricular”, segundo, ao valorizar apenas conteúdos “teóricos” exigidos na prova, corremos o risco de perder a principal especificidade da área, as práticas corporais e por último o número pequeno de questões relacionadas aos conteúdos da Educação Física só revelam a marginalização que essa disciplina ocupa quando comparada as demais. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM | pt_BR |
dc.title | Educação física no ENEM: a busca da legitimidade em um contexto neoliberal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3380307542528271 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical Education, always seeking to legitimize their role in the school, was based either on the military precepts aimed at the formation of strong men, now in sanitary precepts aimed at improving physical conditioning and health maintenance, but so far not find these, consistency to give physical education character of equality before the other disciplines. The insertion of Physical Education contents in the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) in 2009 is seen by some as the possibility of such legitimacy finally be achieved. In that sense, this paper seeks to answer the question, Does the inclusion of physical education in this evaluation are able to give more legitimacy area? To answer the question, a literature review was performed, which seek to understand the real social context in which the Enem is inserted, what its real function, purpose and its consequences for education as a whole, and finally to physical education. At the end explicit three arguments showing that this legitimacy attributed to the inclusion of its content in the test proves wrong, first because the Enem forged in the neoliberal foundation contributes to a strong "curriculum narrowing," according to the value only "theoretical" content required in proof, we risk losing the main specificity of the area, bodily practices, and finally the small number of issues related to Physical Education contents only reveal the marginalization that this discipline ranks compared to others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Gleybson Maciel.pdf | 523,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons