Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53678
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Leandro Pereira de | - |
dc.contributor.author | RIOS, Victor Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T16:49:39Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T16:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Victor Rios. Educação musical e suas potencialidades no desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53678 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a vida de inúmeras crianças, apresentando uma variedade de desafios que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades como interação social e comunicação verbal. Neste trabalho, apresentaremos como a educação musical pode desempenhar um papel relevante na promoção do desenvolvimento da comunicação e linguagem verbal dos alunos com TEA, com base em uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência em uma clínica multidisciplinar para crianças de 5 a 6 anos, a partir de uma metodologia criada a partir de abordagens pedagógicas de Carl Orff, Zoltan Kodály e Émile Jaques-Dalcroze. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação musical inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Educação musical e suas potencialidades no desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com TEA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3399351607209429 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563806036881003 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) affects the lives of countless children, presenting a variety of challenges that can hinder the development of skills such as social interaction and verbal communication. In this paper, we will present how music education can play a relevant role in promoting the development of communication and verbal language in students with ASD, based on a bibliographical survey and an experience report in a multidisciplinary clinic for children aged 5 to 6, using a methodology created from the pedagogical approaches of Carl Orff, Zoltan Kodály and Émile Jaques-Dalcroze. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Victor Gomes Rios.pdf | TCC Victor Gomes Rios | 268,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons