Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53678

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Leandro Pereira de-
dc.contributor.authorRIOS, Victor Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-22T16:49:39Z-
dc.date.available2023-11-22T16:49:39Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-21-
dc.identifier.citationRIOS, Victor Rios. Educação musical e suas potencialidades no desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com TEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53678-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta a vida de inúmeras crianças, apresentando uma variedade de desafios que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades como interação social e comunicação verbal. Neste trabalho, apresentaremos como a educação musical pode desempenhar um papel relevante na promoção do desenvolvimento da comunicação e linguagem verbal dos alunos com TEA, com base em uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência em uma clínica multidisciplinar para crianças de 5 a 6 anos, a partir de uma metodologia criada a partir de abordagens pedagógicas de Carl Orff, Zoltan Kodály e Émile Jaques-Dalcroze.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação musical inclusivapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleEducação musical e suas potencialidades no desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com TEApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3399351607209429pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3563806036881003pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) affects the lives of countless children, presenting a variety of challenges that can hinder the development of skills such as social interaction and verbal communication. In this paper, we will present how music education can play a relevant role in promoting the development of communication and verbal language in students with ASD, based on a bibliographical survey and an experience report in a multidisciplinary clinic for children aged 5 to 6, using a methodology created from the pedagogical approaches of Carl Orff, Zoltan Kodály and Émile Jaques-Dalcroze.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduationCAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Victor Gomes Rios.pdfTCC Victor Gomes Rios268,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons