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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53765
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Título: | Acesso à informação para pessoa com deficiência : um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil |
Autor(es): | SILVA, Jonatan Candido da |
Palavras-chave: | Editoras Universitárias; Acessibilidade; Inclusão Social; Acesso à informação; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Jonatan Candido da. Acesso à informação para pessoa com deficiência: um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a acessibilidade proporcionada pelas Editoras Universitárias Públicas Federais do Brasil, em prol do direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação pelas Pessoas com Deficiência. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, e utiliza como instrumentos de coleta de dados um questionário on-line criado por meio da ferramenta SurveyMonkey. Do universo de 45 editoras universitárias, que são associadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), 17 responderam ao questionário. Entre os principais resultados verificou-se que nenhuma das editoras possui órgão, departamento ou comissão para tratar questões voltadas para acessibilidade, bem como há pouca interação entre elas e os Núcleos de Acessibilidade existentes nas instituições públicas federais. Das respondentes, 76,47% indicaram que, ao elaborar materiais para divulgação das publicações, questões relacionadas à acessibilidade não são consideradas. Verificou- se que em mais de 75% das editoras, os sites não possuem praticamente nenhum recurso de acessibilidade, tais como tradução para LIBRAS, uso de vídeos com legenda, possibilidade de mudança de contraste, presença de mapa do site, entre outros. A maioria das editoras (94.12%) afirmou ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), apesar dessa lei ter partes que afetam diretamente o trabalho das editoras. As maiores dificuldades mencionadas pelas editoras para trabalhar questões de acessibilidade se referem a ausência de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de infraestrutura/recursos tecnológicos adequados. Conclui-se que é fundamental que as editoras universitárias públicas federais do Brasil empenhem-se para desenvolver estratégias e ações concretas para garantir o acesso equitativo à informação para pessoas com deficiência e que criem políticas e normativas específicas que promovam a inclusão e a acessibilidade em todas as etapas do processo de produção e divulgação de suas publicações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53765 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
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