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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53777

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTOS, José Phillipe Joanou Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-11-28T12:21:41Z-
dc.date.available2023-11-28T12:21:41Z-
dc.date.issued2016-01-14-
dc.date.submitted2023-11-28-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53777-
dc.description.abstractA utilização dos livros paradidáticos como complemento dos livros didáticos melhor exploram o conhecimento e correlacionam com as situações do cotidiano, sendo um bom instrumento de ensino, mas pouco se considera como instrumento de avaliação. Definimos como objetivos analisar o conhecimento do aluno assimilado durante uma sequência didática construída em torno do tema saúde e qualidade de vida pela professora, através da confecção dos livros paradidáticos, e a aplicação das categorias da Taxonomia de Bloom para constatarmos se os livros paradidáticos podem ser utilizados como instrumento de avaliação. Os livros paradidáticos foram confeccionados por estudante da Educação Básica, partindo de assuntos referentes ao tema transversal saúde e qualidade de vida relacionando com as patologias já trabalhadas na disciplina de Biologia. Os livros paradidáticos foram posteriormente avaliados pela professora da turma de forma a identificarmos que categorias da taxonomia de Bloom ela chegou a considerar. Os resultados demonstram que os alunos melhor correlacionam conceitos e melhor contextualizam as doenças através dos paradidáticos por eles confeccionados, dando a possibilidade de explorar conhecimentos científicos de forma mais ampla, diagnosticadas nas categorias da taxonomia de Bloom como compreensão, aplicação, síntese, conhecimento, avaliação, o que amplia o diagnostico do aluno quando comparado a uma avaliação tradicional. Sendo assim, concluímos que os paradidáticos são eficazes instrumentos de avaliação quando o professor considera aspectos diversos além da capacidade de memorização do aluno.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros paradidáticospt_BR
dc.titleOs livros paradidáticos como instrumento de avalição no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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