Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53780

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Vanessa Sá-
dc.contributor.authorSILVA, Leandro Luiz da-
dc.date.accessioned2023-11-28T12:22:17Z-
dc.date.available2023-11-28T12:22:17Z-
dc.date.issued2015-11-07-
dc.date.submitted2023-11-28-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53780-
dc.description.abstractOs cursos de Licenciatura possibilitam a formação docente do cidadão. As Universidades públicas permitem aos licenciandos, o desenvolvimento de experiências e práticas de ensino por meio de estágios supervisionados e extensões educacionais. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência didática do Ensino de Zoologia dos Invertebrados às crianças participantes do Projeto de Extensão CAVinho: “Projetando o Futuro”, do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE. O referido Projeto proporciona aos Licenciandos em Ciências Biológicas uma experiência docente no próprio âmbito universitário. Participam do projeto 18 crianças com idade entre 8 e 12 anos, oriundas do entorno do CAV. Diferentes temas e métodos didáticos são abordados em cada encontro com o intuito de estimular e promover a aprendizagem participativa. Dentro das Ciências, destaca-se a temática da Zoologia dos Invertebrados, devido ao fato das crianças relatarem que na escola esses assuntos são ensinados apenas por meio da utilização do livro didático, escritas no quadro (próprio conteúdo retirado do livro) ou aula exclusivamente dialogada pelo professor, o que torna os conteúdos desestimulantes. Deste modo foram desenvolvidos seis encontros para abordagem dos principais assuntos relacionados ao tema: Introdução ao Reino Animalia, Ensino do Filo Porífera ao Filo Echinodermata e Exposição dos Invertebrados, cujas didáticas utilizadas tinham a finalidade de proporcionar conhecimento, dinamismo, interatividade através do uso de diferentes métodos de ensino como: filmes, jogos, oficinas de pinturas e leitura, aulas práticas, entre outros. Após a realização dos Encontros foi perceptível o interesse e participação ativa em sala. A adoção de diferentes estratégias de ensino (mesmo de cunho simples), oportunizou o aprendizado (perceptível após as intervenções), possibilitou fugir das metodologias desenvolvidas na rotina escolar e cooperou para o aperfeiçoamento didático docente dos licenciandos participantes do Projeto CAVinho, contribuindo não apenas para o aprendizado das crianças assim como para a formação de todos os envolvidos.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e Ensinopt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectDidática - Relato de experiênciapt_BR
dc.subjectProjeto “Cavinho: projetando o futuropt_BR
dc.titleEnsino de zoologia dos invertebrados para crianças do projeto de extensão “Cavinho: projetando o futuro” da UFPE-CAVpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3944908671298442pt_BR
dc.description.abstractxThe BSc courses enable the teacher education of the citizen. Public universities allow licensees, development experiences and teaching practices through supervised training and educational extensions. In this sense, the present work aims to report the didactic experience of Invertebrate Zoology Teaching the children participating in the CAVinho Extension Project: "Designing the Future", the Academic Center in Vitória at UFPE. Said Project provides undergraduates in Biological Sciences a teaching experience in their own university environment. Project involved 18 children aged 8 to 12, coming from the surroundings of the CAV. Different subjects and of teaching methods are covered in each meeting in order to stimulate and promote participatory learning. Within the sciences, there is the issue of Zoology of Invertebrates, because children report that in schools these subjects are taught only through the use of the textbook, written on the board (itself taken contents of the book) or class exclusively through dialogue by the teacher, which makes them unattractive content. Thus were developed six meetings to address the key issues related to the subject: Introduction to the Kingdom Animalia, Phylum Porifera the education the phylum Echinodermata and Exposition of Invertebrates, whose didactic used had the purpose of providing knowledge, dynamism, interactivity through the use of different teaching methods such as movies, games, workshops of paintings and reading, practical classes, among others. After completion of the meetings was perceptible interest and active participation in class. The adoption of different teaching strategies (even simple nature), provided an opportunity learning (noticeable after the interventions), allowed escape the methodologies developed in the school routine and cooperated for teaching teacher improvement of undergraduate participants CAVinho Project, contributing not only to children's learning as well as for the training of all involved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Leandro Luiz da.pdf886,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons