Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53837
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VIEIRA, Angélica Catarino | - |
dc.contributor.author | TONIOSSO, José Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T19:46:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T19:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Angélica Catarino; TONIOSSO, José Pedro. O ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro SP, v. 5, n. 1, p. 22-42. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53837 | - |
dc.description | Documento sem notas. | pt_BR |
dc.description.abstract | A História é uma das disciplinas inseridas no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental e exerce grande influência na vida social e escolar do indivíduo. De maneira sistematizada, tem como objetivo possibilitar a formação do aluno enquanto sujeito de sua própria história e favorecer a compreensão sobre o contexto em que está inserido. Desta forma, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da sua prática docente no ensino de História. Para isso, recorreu-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997). Em seguida, procedeu-se com a aplicação de questionários a sete docentes de uma escola do município de Morro Agudo/SP. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas que indicam a importância da disciplina para o processo de formação do aluno, e como o uso de diferentes recursos e metodologias propicia a aprendizagem dos conteúdos historiográficos colocados em foco. Conclui-se dessa forma, que o professor não é um mero transmissor de conhecimento, mas um mediador de ações que podem contribuir para a concretização do processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de História. Anos Iniciais. Prática Docente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | O ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-01 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA. O ensino da História nos anos. p. 22-42 ..pdf Acesso restrito | 129,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.