Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53862
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ABRANCHES JUNIOR, Nilton | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Larissa Romana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T18:59:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T18:59:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.citation | ABRANCHES JUNIOR, Nilton; AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo; ARAUJO, Larissa Romana de Oliveira. A geografia escolar brasileira: uma proposta de periodização a partir de diferentes concepções didáticas. Revista Ensino de Geografia (Recife), [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-17, 29 jun. 2018. Quadrimestral. Universidade Federal de Pernambuco. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240437. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240437. Acesso em: 06 out. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53862 | - |
dc.description | O texto original possui imagens que não foram descritas por falta de profissional especializado. | pt_BR |
dc.description.abstract | O surgimento da Geografia Escolar brasileira durante o século XIX antecede em muito o surgimento da Geografia acadêmica no Brasil. Alguns autores buscaram contribuir ao tema, construindo periodizações a fim de demonstrar as transformações ocorridas no ensino de Geografia no Brasil. No entanto, essas periodizações não dialogam entre si e possuem diferentes perspectivas. O objetivo principal desse artigo é construir uma possibilidade de periodização que leve em consideração características intrínsecas ao processo de ensino. A partir do estabelecimento de critérios que vinculam características das principais concepções didáticas e objetivos do ensino de Geografia na Escola, se assinala a existência de quatro períodos na historiografia da Geografia Escolar brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | p 1-17 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | didática | pt_BR |
dc.title | A geografia escolar brasileira: uma proposta de periodização a partir de diferentes concepções didáticas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2021-10 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABRANCHES JUNIOR. GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA. p. 1-17.pdf Acesso restrito | 243,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.