Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53862

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorABRANCHES JUNIOR, Nilton-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Renan Caldas Galhardo-
dc.contributor.authorARAUJO, Larissa Romana de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-04T18:59:06Z-
dc.date.available2023-12-04T18:59:06Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationABRANCHES JUNIOR, Nilton; AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo; ARAUJO, Larissa Romana de Oliveira. A geografia escolar brasileira: uma proposta de periodização a partir de diferentes concepções didáticas. Revista Ensino de Geografia (Recife), [S.l.], v. 1, n. 2, p. 1-17, 29 jun. 2018. Quadrimestral. Universidade Federal de Pernambuco. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240437. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240437. Acesso em: 06 out. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53862-
dc.descriptionO texto original possui imagens que não foram descritas por falta de profissional especializado.pt_BR
dc.description.abstractO surgimento da Geografia Escolar brasileira durante o século XIX antecede em muito o surgimento da Geografia acadêmica no Brasil. Alguns autores buscaram contribuir ao tema, construindo periodizações a fim de demonstrar as transformações ocorridas no ensino de Geografia no Brasil. No entanto, essas periodizações não dialogam entre si e possuem diferentes perspectivas. O objetivo principal desse artigo é construir uma possibilidade de periodização que leve em consideração características intrínsecas ao processo de ensino. A partir do estabelecimento de critérios que vinculam características das principais concepções didáticas e objetivos do ensino de Geografia na Escola, se assinala a existência de quatro períodos na historiografia da Geografia Escolar brasileira.pt_BR
dc.format.extentp 1-17pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectgeografia escolarpt_BR
dc.subjectensino de Geografiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectdidáticapt_BR
dc.titleA geografia escolar brasileira: uma proposta de periodização a partir de diferentes concepções didáticaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2021-10-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRANCHES JUNIOR. GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA. p. 1-17.pdf
  Acesso restrito
243,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.